O que é um modelo de cor subtrativa?
Isto é mais fácil de entender em comparação com os modelos de cor aditiva como RGB.
A luz é emitida pela sua fonte original, por exemplo, o subpixel de fosforescência da tela. Nesse caso, as cores seguem a lógica aditiva: elas se adicionam umas às outras, tornando a cor resultante mais brilhante na medida em que a adição das três em seu brilho máximo em proporções iguais produz branco - isto é uma sobre-simplificação grosseira mas intuitiva. A adição de apenas dois componentes primários produz as primárias CMY: R+G=amarelo, G+B=ciano, B+R=magenta.
Agora, considere um meio que não emite luz. Papel branco. Quando it's clear, a luz ricocheteia na sua maioria inalterada, apenas um pouco embotada devido a alguma absorção e pequenas irregularidades superficiais, espalhando uma porção dela igualmente em direcções aleatórias. A composição de it's continua a mesma, e agora sabemos de que é feita a sua brancura - it's não R+G+B, Isaac Newton tinha-nos mostrado que it's é um espectro contínuo que se pode quebrar em tantos "segmentos" quantos se desejar. O arco-íris costumava "ter" 6 cores antes dele e 7 depois, graças ao seu fascínio por este número. De qualquer forma, it'é ainda uma mistura aditiva de uma infinidade de comprimentos de onda de luz diferentes. Deixe's simplificar novamente que ele's RGB para facilitar o que segue.
>p>Imagine você pintar aquele papel magenta. Como a luz irá refletir? O corante é essencialmente apenas um filtro de cor no caminho da luz branca refletindo de uma superfície neutra. Magenta é R+B, estes são os componentes que passam com sucesso, enquanto o G restante é absorvido, filtrado para fora. Você subtraiu da luz de espectro total original para criar uma nova cor. E se você adicionar tinta cian em cima? Cyan é G+B, isso's o que vai passar - mas lembre-se, a tinta magenta já bloqueou G para nós, então o que resta? Certo, it's apenas B. Então, subtraímos outro componente para obter uma nova cor. Ainda podemos pensar em termos de "adicionar ciano e magenta para ficar azul", e isso's na verdade como pensam os editores de imagem de impressão, mas como o papel não't produz essa luz, referimo-nos aos componentes de cor da fonte de luz original. Em relação a eles, este modelo é subtractivo. Ao ponto de que se adicionar amarelo ao nosso exemplo, irá bloquear o último componente, B, e o papel irá tornar-se preto. Quem nos dera, isto é: o que funciona em teoria decompõe-se na nossa química imperfeita do corante e nas características do papel. Essa cor será cinzento acastanhado muito escuro, por isso os impressores adicionam directamente preto puro à mistura para permitir negros profundos e neutros. Então o modelo é chamado CMYK, com K para blacK.Então, modelos de cor aditiva produzem branco ao misturar todos os seus componentes primários, modelos de cor subtrativa produzem preto quando você adiciona todos os seus. RGB e CMY não são os únicos exemplos, você pode escolher muitas outras combinações de cores para as primárias. Mas o princípio permanece.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre modelo AR, modelo ARMA e modelo ARIMA?
- Qual a cor da caixa que devo comprar para o iPhone 6s cor prata?
- Quais são os ícones de Cor 1 e Cor 2 no Microsoft Paint e como eles funcionam?
- No Microsoft Word, como você pode salvar uma cor personalizada para o modelo padrão "Novo Documento"?