Porque é que os bateristas usam auscultadores durante os concertos?
Muito, para que eles possam ouvir uma faixa de cliques sem que o público também a ouça.
Uma faixa de cliques é simplesmente uma gravação de um som de um clique que vai na mesma velocidade que a música que eles estão tocando. Isso os mantém no tempo. Com o quê? Bem, ou com a velocidade correta para a música (útil se você tende a acelerar conforme a música continua, ou se você está tocando para dançarinos que precisam da música em uma velocidade muito precisa) ou com a velocidade correta para as outras faixas que são pré-gravadas e tocadas para o público.
As bandas mais em turnê hoje em dia usam faixas de cliques. A banda no palco irá tocar guitarras, baixo, teclados e bateria mas este som será preenchido com sons extras que foram pré-gravados. Na maioria das vezes são faixas extras de teclados (por exemplo, o tecladista toca a parte do piano, mas as cordas, órgão e pad lines estão na pista) e backing vocals (dando um som completo e perfeitamente afinado), mas também pode ser efeitos especiais ou locuções adicionais ou uma série de outras coisas. Para que a banda ao vivo corresponda com as gravações, eles precisam tocar exatamente na mesma velocidade que eles. Assim, o mesmo clique metrônomo que foi tocado para os músicos do estúdio ao gravar as faixas é tocado para a banda ao vivo em fones de ouvido ou IEMs (in-ear monitors). Isto não pode ser tocado em monitores tradicionais (alto-falantes no chão na frente dos músicos), pois isso significaria que o público também ouviria um pouco do clique, o que estragaria a mixagem do som. Auscultadores ou IEMs podem dar o clique aos músicos sem que seja ouvido pelo público.
Às vezes todos os músicos ao vivo ouvem o clique, às vezes apenas o baterista.
Se você foi ver uma banda nomeada ao vivo nos últimos anos então eu aposto que cerca de 9/10 deles têm usado faixas de clique, mesmo que você pense que eles não foram.
Headphones também podem ser usados apenas para ouvir os outros músicos no palco (ou seja, para monitorar) sem um clique, ou para reduzir o som nos ouvidos do muzo, mas na maioria das vezes hoje em dia eles estão dando um clique ao músico.
Pessoalmente eu não gosto deles porque eu gosto de ser capaz de encurtar uma música se ela não estiver caindo bem ou alongá-la se estiver. Com um clique não se pode fazer isso. Eu também acho que às vezes o humor na sala é tal que uma música soa melhor mais rápido nesse dia ou mais lento no dia seguinte. Novamente, com uma faixa de clique você não pode fazer isso facilmente.
A verdadeira diversão começa quando o clique dá errado e você dá o jogo para o público que eles não estão apenas ouvindo os músicos ao vivo. Essa é uma situação horrível!
Artigos semelhantes
- Concertos: Porque é que as taxas de Ticketmaster são tão altas?
- Quais são os melhores telefones para usar na gravação de vídeo em concertos, especialmente a partir do assento mais distante (Zoom)?
- Disc Jockeying (DJing): Qual é a sensação de ser DJ num grande clube ou num local de concertos?
- Que tipo de relógios usam os Selos, ou os Fuzileiros? Usam relógios caros que lhes são emitidos, ou usam os seus próprios relógios?