Concertos: Porque é que as taxas de Ticketmaster são tão altas?
Por que são tão caros os sites de compra de bilhetes online como o Ticketmaster?
Para responder a esta pergunta vou ter de fazer algumas suposições, por isso se eu estiver errado nas minhas suposições por favor digam-me.
Suposição 1: Por "caro" está a referir-se a taxas e não ao "valor facial" do bilhete.
Assunção 2: Por "online" você se refere a todos os canais de venda não apenas web, ou seja, Mobile, etc.
Assunção 3: Os eventos que você está se referindo são eventos de concertos de música ao vivo.
As taxas que são cobradas pelo Ticketmaster são usadas para pagar muitas coisas que o "valor nominal" não é suficiente para cobrir. É geralmente assumido que a Ticketmaster recebe todas as taxas que são cobradas, mas este não é o caso. Na maioria dos casos o Ticketmaster recebe apenas uma pequena parte das taxas, na realidade.
Como é que todas as taxas são repartidas?
Existem "tipicamente" 5 mãos no pote que todos querem o seu pedaço da torta.
- The Act. Este é o grupo musical, o cantor, o talento. Este grupo tem fãs e é MUITO sensível ao humor da sua base de fãs. Os artistas têm de se manter nas boas graças dos seus fãs. Se cobrarem muito, arriscam-se a alienar os seus fãs. Os artistas normalmente são responsáveis (principalmente) por definir a quantidade de seus ingressos. Se cobrarem muito, arriscam-se a afastar os seus fãs. No entanto, às vezes isso não é suficiente para pagar sua turnê e eles precisam de alguma receita adicional de "taxas". O Ticketmaster há muito concordou em dar aos Artistas uma parte das taxas que cobra, portanto os fãs vão odiar o Ticketmaster, e NÃO os artistas.
- O Promotor. Este grupo é responsável por transformar a banda/cantor de uma sensação do YouTube em uma marca. Eles querem ser pagos, e quase sempre recebem uma parte das taxas que Ticketmaster cobra.
- The Tour. Este grupo leva a "marca" que o promotor criou e constrói uma tour de 25 cidades em torno dela. Empacotando-o com 2 ou 3 outras marcas, e tenta transformá-lo em um evento turístico viável. Eles quase sempre recebem uma parte das taxas que o Ticketmaster cobra.>li>The Venue. Este grupo é o verdadeiro local físico onde o tour pára. O tour agenda o local do evento. O local tem um contrato exclusivo de longo prazo com a Ticketmaster para vender seus ingressos para eles. Costumava ser que os locais tinham mais controle sobre os ingressos e a quantidade facial, mas agora mais frequentemente é que os Artistas controlam a quantidade facial, e os locais são espremidos. É por isso que eles assinam com o Ticketmaster, porque SEMPRE recebem uma parte das taxas. Esse é o núcleo do modelo de negócio da Ticketmaster. Transforme a bilheteira de um custo para o local do evento num fluxo de receitas para o local do evento.>li>Ticketmaster. A empresa malvada e sem rosto que cobra taxas estranhas que todos gostam de odiar. Mas o Ticketmaster não recebe todas essas taxas, nem por sombras. Tipicamente a maior parte das taxas que o Ticketmaster cobra é dividida entre os outros jogadores. Mas é claro que o Ticketmaster mantém algumas.
Então aí tem. As taxas permitem que o artista cobre um preço "justo "* pelos seus bilhetes, mas ainda assim recebe dinheiro suficiente para tornar a digressão possível. As taxas são como argamassa que preenche as lacunas entre o que o artista sente que os fãs estão dispostos a pagar (sem backlash), e o que é realmente necessário para que o negócio de entretenimento ao vivo funcione.
* Feira é um termo subjetivo que realmente significa "não tanto que os fãs sintam que estão sendo gotejados pelos artistas"