Como funciona a impermeabilização num telefone?
Quando falamos de smartphones à prova de água, aquilo a que nos referimos com frequência é aos telefones resistentes à água.
A definição comum de impermeabilização é "impermeável à água". Os smartphones não são verdadeiramente impermeáveis à água, mas são resistentes à água em certas circunstâncias. O que você também pode se surpreender ao saber é que essas circunstâncias podem ser bastante específicas.
A mais alta classificação de resistência à água dos Smartphones neste momento é IP68, o que significa que dispositivos certificados podem sobreviver em 1,5 metros de água doce por até 30 minutos, embora muitos OEMs definam seus próprios parâmetros de teste. (Você pode ler mais sobre classificações IP (proteção de entrada) e o que elas significam no link.)
Como datas de "melhor antes" em suas compras, essas classificações IP são mais frequentemente do que apenas um guia. Não ao ponto de você poder deixar seu telefone em um lago durante a noite e esperar que ele esteja bem na manhã seguinte - embora essas histórias certamente existam - mas se um telefone estiver na água por 31 minutos, ao contrário de 30, é bem provável que ele ainda esteja bem.
Não obstante, mesmo com a resistência à água como uma propriedade específica de seu smartphone, não há garantia de que ele vai sobreviver a ataques de água em todas as circunstâncias. E inversamente, alguns telefones que não são vendidos com uma classificação IP são bastante resistentes à água, como o Moto G.
original.Artigos semelhantes
- Qual é a utilização do alumínio a piscar e porque se chama uma técnica de impermeabilização?
- Quais são os tipos de impermeabilização?
- Porque é que as minhas imagens DSLR ficam muito melhor num ecrã LCD do que num PC ou mesmo num telemóvel?
- Quão bem funciona a Escola de Dragões num RTX 2060 ou num Vega 64 no Quad HD?