Um machado de batalha era uma arma primária como uma lança ou uma arma secundária como uma espada?
Depende muito da cultura e do período de tempo. Assim como o que queremos dizer quando falamos de um "machado de batalha".Em geral, "ambos" é a resposta mais precisa.
P> Comecemos com o mais imponente dos eixos de batalha de armas primárias, o Machado Dinamarquês (também conhecido como o machado hafted axe ou machado longo inglês):
Em virtude do seu tamanho e alcance, esta foi em grande parte uma arma primária. Foi encontrada principalmente em áreas fora da Escandinávia, onde havia considerável influência Viking. Ela era tipicamente usada por guerreiros de elite, muito parecidos com os Huscarls do início da Inglaterra. Era bem conhecido que foi retratado muito claramente na Tapeçaria Bayeux[1]
(podemos ver o machado dinamarquês claramente aqui)
O machado dinamarquês é caracterizado não só pelo seu cabo longo, mas também pela sua lâmina fina com uma cabeça larga. A lâmina também era bastante fina, optimizada para cortar um guerreiro adversário e não como uma ferramenta de duplo objectivo (como vimos outros alfaias agrícolas reequipados em armas).
Podemos ver o Machado de Dogue também utilizado pela Guarda Varangiana em serviço no Império Bizantino.
(imagem do Skylitzis Chronicle[2] [3])
Muito como os seus homólogos normandos, eles empunharam o Machado de Dano como uma arma primária temível.
Tive o prazer de testar o corte com uma réplica de Armas & Armaduras de um Machado de Dano e posso dizer que ele cortou como uma espada. Era uma arma ágil, brutalmente afiada, e eficiente. O dedo do pé do machado era usado para enganchar escudos ou outras armas, às vezes pernas, e arrastar um adversário para baixo. Arma absolutamente maravilhosa.
Então você tem o machado de mão. Que, como parece, foi um machado usado numa única mão. Normalmente em conjunto com um escudo. Parecia algo assim:
(crédito da imagem: Kult of Athena)
Era uns centímetros abaixo dos dois pés de comprimento, com uma cabeça muito mais pequena que o machado dinamarquês. Para uma arma com uma só mão era relativamente rápida e leve. Não tão rápido como uma espada de armamento, mas às vezes mais eficaz contra a armadura da época.
Podemos vê-la sendo usada aqui por reatores contra um machado dinamarquês:
Nesta situação, era também uma arma primária. Embora houvesse momentos em que um Viking carregava mais do que um machado, ou o tinha como apoio no caso de uma espada quebrada (para os ricos guerreiros Viking).
No entanto, não eram apenas os Vikings que usavam o machado. Cavaleiros (homens de armas, etc, eu uso "cavaleiro" como termo geral para facilidade de referência) também o fizeram, da média à alta Europa medieval. No século XIV, estamos vendo o uso crescente do machado em toda a Europa[4], tanto na forma de polearms maiores quanto como armas de mão, frequentemente a cavalo. Sabemos que o rei João usou um machado na Batalha de Poitiers, e mais tarde, conhecemos mercenários bretões que eram grandes utilizadores de vários eixos[5] (página 77).
Estes eram provavelmente machados dinamarqueses ou o início dos machados do tipo polearm. Ou o poleaxe ou o halberd.
Um poleaxe era um tipo de machado primário usado por cavaleiros não montados, parecia algo como isto:
(crédito da imagem: Kult of Athena)
Este é um grande haft com uma cabeça de machado poderosa e robusta, combinada com um espigão de empuxo e um martelo que também serve como arma anti-armamento. Nas mãos adequadas foi bastante mortal. Uma arma muito perigosa mesmo.
Muitos cavaleiros, quando lutavam a cavalo também lutavam com, como arma primária ou secundária, o 'machado de cavaleiro'.
(Machado de cavaleiro, cerca de 1475[6] crédito de imagem: Wikipedia)
Isto foi... exactamente o que parece. Um machado que era usado por vezes com um escudo por cavaleiros habilidosos enquanto a cavalo. Contra ambos os outros oponentes blindados e soldados de pés.
Um exemplo de um machado como arma secundária seria o machado do arqueiro:
(crédito da imagem: Kult of Athena)
O machado do arqueiro era uma arma secundária para um arqueiro (também era às vezes usado pela infantaria) no caso em que era necessário conteúdo melee. Também poderia ser processado como uma ferramenta.
Como tal, na Europa você vê o machado como uma arma primária e secundária, dependendo do design e uso desejado. O machado é uma arma formidável, especialmente contra oponentes blindados. Embora não necessariamente tão rápido ou ágil como uma espada, ele pode ser mais útil em alguns tipos de batalha.
Axes também foram usados por outras culturas. Você tem o Tomahawk Nativo Americano, criado pelos Algonquins, foi frequentemente usado como arma primária por certas tribos.
A Índia usou vários machados muito ornamentados em batalha (as armas indianas eram frequentemente impressionantes). Embora eu não possa falar do seu uso a partir do estudo marcial, parece que eles serviriam para fins muito semelhantes aos seus congéneres europeus. Um machado de batalha indiano maior chamado Tabar:
Japão também usava machados. Um, chamado de Ono:
(antigo Ono)
foi usado por monges guerreiros. Dizia-se que havia exemplos destes que eram machados, embora eu não conseguisse encontrar uma imagem disso[7].
Os chineses usavam machados e armas semelhantes a machados na sua antiguidade. o Yue era uma arma em forma de machado que era mais do que provável montada à mão como um eixo de mão e era usada de uma maneira semelhante. Era improvável que fosse montada num poste, embora isto seja uma questão de algum debate.
(Uma antiga lâmina Yue)
Você também tinha o Fu que era um machado grande, também ligeiramente semelhante ao machado Dane. Esta arma foi usada principalmente por guardas Imperiais e soldados similares da estação [8].
(O Fu)
Parece que a variação entre o uso do machado foi quase universal. Existem ambos os tipos culturais de eixos de mão e de pólos, com usos e propósitos similares. Alguns focam em ser anti-armador, outros são armas de lâminas finas, concebidas para fornecer cortes devastadores. Algumas têm dupla finalidade, tanto como ferramentas como armas. Tenho certeza de que estou omitindo muitas culturas guerreiras aqui, e não estou familiarizado com todos os eixos do mundo ou seus usos. Entretanto, parece que o machado é uma arma culturalmente universal com uso difundido.
Esta foi outra daquelas perguntas que foi tão divertido de responder. Eu não tenho idéia de quão popular ele é, mas agradeço ao autor da pergunta por ter feito uma pergunta tão perspicaz e interessante.
Footnotes
[1] O Rei Está Morto... - Cena 1[2] John Skylitzes, Chronicle[3] AHRB Centre for Byzantine Cultural History[4] Internet History Sourcebooks[5] The Flower of Chivalry[6] Battle axe - Wikipedia[7] The Unique Weapons of Ancient Japan[8] Top 10 Ancient Chinese Weapons