Os portáteis de jogos têm um tempo de vida mais curto?
Depende do contexto que você está perguntando?
De uma perspectiva de jogo, eles certamente têm uma vida útil mais curta do que os PCs por causa da falta de opções de atualização. A maioria só permite que a memória, HDD e CPU (em alguns casos) sejam actualizados, o que pode tornar um portátil obsoleto muito rapidamente. Alguns fabricantes como o Alienware, por exemplo, oferecem GPUs atualizáveis que podem prolongar massivamente a vida útil de um laptop.
Também, sempre que algo é miniaturizado, a distribuição de calor se torna um enorme problema e isso ainda é o caso dos modernos laptops para jogos. GPU's e CPU's cada vez mais poderosos criam muito calor interno e esse calor pode ser difícil de remover em um espaço fechado. Você não pode simplesmente colocar algumas ventoinhas como num PC, por isso os fabricantes têm de ser criativos com a sua refrigeração. Mesmo assim, um laptop poderoso sucumbirá a problemas de calor dentro de alguns anos se estiver sendo usado intensivamente. É inevitável.
Se você está perguntando da perspectiva de quanto tempo um laptop vai durar para jogar os últimos jogos, isso é um assunto diferente. Felizmente, o tempo de vida do laptop para jogos está muito melhorado hoje em dia e a razão para isso é a explosão do mercado de consoles nos últimos 15 anos, que tem sido uma espada dupla para jogos em PC/Laptop.
Once consoles começaram a dominar o cenário dos jogos, as casas de software começaram a perceber que codificar títulos AAA exclusivos para PCs de pontapé seria um exercício de retorno decrescente em comparação com a receita que eles poderiam ganhar tornando-o disponível para consoles.
O lado negativo foi que, para capitalizar neste enorme mercado com seus jogos AAA, eles tinham que codificar os jogos principalmente para rodar em hardware muito inferior como PS3/PS4/XB/XB1, primeiro. Eles então portariam o título para o PC.
O que isso significava para jogos de PC; um equipamento seriamente poderoso não era mais necessário para rodar os últimos e maiores jogos. Onde os entusiastas de PC costumavam atualizar quase anualmente para jogar os últimos títulos, a explosão do console tornou isso uma coisa do passado.
O PC ainda recebe exclusividades, é claro, mas elas estão se tornando cada vez mais raras devido ao fato da comunidade de jogos de PC ser anã pela comunidade de jogos de console. É simples economia para desenvolvedores de jogos e você não pode culpá-los por querer maximizar o lucro para seus jogos.
O lado positivo disso é que nós jogadores de PC não temos mais que atualizar anualmente para jogar os últimos jogos porque o hardware atual do PC ainda é muito mais poderoso do que o hardware do console. Isto aliado ao fato de que os jogos que rodamos agora estão com portas drogadas (embora, extremamente otimizadas) significa que um equipamento ou laptop decente agora vai durar anos.
Cheers