Quais são as próximas funcionalidades dos futuros smartphones?
Material de tela que repara os próprios arranhões.
Se você deixar cair seu telefone e a tela quebrar, você geralmente tem duas opções: consertar ou substituir o telefone por completo.
Chemista da Universidade da Califórnia, Riverside, inventaram o que poderia se tornar uma terceira opção: um material de tela de telefone que pode se curar.
Os pesquisadores conduziram vários testes no material, incluindo sua capacidade de se reparar a si mesmo a partir de cortes e arranhões.
Após terem rasgado o material ao meio, ele se coseu automaticamente em menos de 24 horas, Chao Wang, um químico que lidera a pesquisa do material auto-curativo, conta Business Insider.
O material, que pode esticar até 50 vezes seu tamanho original, é feito de um polímero extensível e um sal iônico.
Apresenta um tipo especial de ligação chamado interação íon-dipolo, que é uma força entre íons carregados e moléculas polares. Isto significa que quando o material quebra ou tem um arranhão, os íons e moléculas se atraem uns aos outros para curar o material.
Esta é a primeira vez que os cientistas criam um material auto-curativo que pode conduzir eletricidade, tornando-o especialmente útil para uso em telas e baterias de telefones celulares, diz Wang.
alguns telefones LG, como o G Flex, já incluem um material similar em suas tampas traseiras que pode auto-cura os arranhões. Mas esse material pode't conduzir eletricidade, então os fabricantes podem't usá-lo para telas.
A maioria das telas dos telefones tem uma grade de eletrodos embaixo, e quando você toca, seu dedo (que também é condutor) completa um circuito, dizendo ao telefone o que fazer.
Wang prevê que esse novo material auto-regenerativo será usado para telas e baterias de telefones até 2020.
A equipe apresentará suas pesquisas em uma reunião da American Chemical Society, a maior organização científica do mundo dedicada ao estudo da química.
"Materiais auto-curativos podem parecer muito distantes para aplicação real, mas acredito que eles sairão muito em breve com telefones celulares. Dentro de três anos, mais produtos auto-curativos irão para o mercado e mudarão nossa vida cotidiana", diz ele.
"Isso fará com que nossos telefones celulares alcancem um desempenho muito melhor do que o que eles podem alcançar agora".