Qual é a diferença entre um produto e uma plataforma?
A forma como pensamos sobre produtos e plataformas digitais pode ter impacto na forma como os gerimos e priorizamos. Referir-se a produtos como "front-end" e plataformas como "back-end" pode ser verdade, mas não explica o valor que cada um tem por si só. Compreender as diferenças permitirá alavancar cada uma delas apropriadamente.
Os produtos digitais proporcionam experiências, as plataformas proporcionam capacidades
As experiências são compostas de capacidades.
Uma companhia aérea proporciona aos seus passageiros a experiência de viajar de e para um destino através de diferentes experiências e pontos de contacto. Essas experiências são compostas pela capacidade de procurar voos, reservar e fazer o check-in. Os produtos digitais são os pontos de contato entre o consumidor final e o negócio. Eles fornecem valor ao facilitar a interação, o envolvimento e uma combinação das nossas capacidades. As plataformas são o conjunto subjacente de serviços e ativos que fornecem uma ou mais capacidades.
A compreensão das suas oportunidades de experiências com produtos pode ajudar a informar as capacidades da plataforma de maior impacto que você precisa.
Os produtos digitais servem D2C, as plataformas servem B2B
Especialmente na era digital, as organizações devem fornecer diferentes canais para alcançar e envolver diferentes usuários.
As experiências fornecidas pelos produtos digitais são principalmente diretas ao consumidor (D2C). As plataformas têm a responsabilidade de ser interoperáveis não apenas com outras plataformas internas, mas também de interagir com a gama de produtos digitais e potencialmente parceiros externos. As equipes ao redor dos produtos ou plataformas têm que ter isso em mente, pois devem operar em alinhamento com esses modelos de negócios.
Ao considerar em que tipo de mercado você quer se concentrar, ajuda a conhecer os trade-offs que vêm com a priorização de produtos ou plataformas.
Os produtos digitais são simplificados, as plataformas são extensíveis
Você pode ser genérico ou específico, mas isso'é difícil para ambos ao mesmo tempo.
Uma empresa que se concentra na entrega de fast food funcionará de forma bem diferente de uma empresa que fornece entrega e gerenciamento de embarque. Um grande conjunto de capacidades de plataforma pode permitir um amplo conjunto de experiências mas não resolve'não resolve nenhuma experiência específica profundamente. O inverso é verdadeiro para experiências de produtos que resolvem um problema específico mas terão dificuldades em abstrair suas capacidades para casos de uso adjacentes.
Balançar ambos são críticos e dependerão da maturidade de seu portfólio.
Apenas pensamos diferentemente de como cultivamos uvas e como fazemos vinho, produtos digitais e plataformas produzirem valor de diferentes maneiras.
Artigos semelhantes
- Qual é o melhor produto Google? Qual é o melhor produto do Google?
- Preciso de um gestor de produto quando o meu CTO já tem um excelente sentido de produto?
- O que faz um Gestor de Produto & o que significa ser um tipo de produto?
- Qual é a diferença entre um produto de TI e uma empresa de serviços de TI?