Porque é que as companhias telefónicas não podem parar as chamadas falsificadas?
A primeira coisa é que quando você recebe um identificador de chamadas impreciso, não é porque alguém está "falsificando" o sistema telefônico. Ele está a usar o sistema VOIP tal como é pretendido. Nada necessariamente nefasto está acontecendo.Você vê, com VOIP não há nenhuma maneira do sistema telefônico saber de onde ele está vindo. Esse conhecimento praticamente pára com o fornecedor de VOIP e tudo o que eles realmente sabem é um número de conta. A informação do identificador de chamadas é fornecida pela pessoa que faz a chamada.
Eu tenho um sistema VOIP PBX que me faz digitar em um campo de texto a string do identificador de chamadas que deve ser enviada ao fazer uma chamada. Agora a minha caixa é uma minúscula que só vai lidar com 8 chamadas simultâneas e 32 extensões. Quando você tem um sistema que pode lidar com milhares de chamadas discadas por robôs de uma vez, os controles ficam um pouco mais sofisticados. E então você pode especificar um identificador de chamadas a ser enviado para cada chamada individualmente.
Spoofing? Não, eu não vejo nada parecido. O que está acontecendo é uma má configuração do identificador de chamadas, pelo menos de acordo com algumas pessoas.
Então como isso fica "consertado"? Bem, a correção mais abrangente seria mudar o protocolo VOIP para que o provedor, não o cliente, envie o identificador de chamadas. Isto seria um enorme problema porque o provedor pode ter uma conta com dezenas de ramais e da forma como o sistema está configurado hoje, cada ramal estava enviando uma identificação de chamada diferente para discagem direta para dentro. Assim as pessoas poderiam chamar de volta o ramal que os chamou.
Além de problemas como esse, existem outras justificativas para enviar um identificador de chamadas diferente que precisariam ser levadas em conta. Uma delas é um serviço que liga para o seu médico para confirmar as consultas. Eles querem que você receba o identificador de chamadas do consultório do médico, não a central de atendimento fazendo a confirmação. Então, se você ligar de volta para mudar a consulta, ela vai para o consultório do médico.
Com o escopo atual das coisas, sem alterar o protocolo VOIP, sobre tudo o que pode acontecer é que sua operadora sem fio pode olhar para o identificador de chamadas e decidir que é um número desconectado. Em seguida, rotular isso como spam. Talvez obter permissão do governo - que eles ainda não têm - para simplesmente não completar a chamada.
O principal problema com este tipo de coisa é que os telemarketers têm legitimamente o direito de usar milhares de números de telefone. O objectivo deles quando lhe ligam é que (a) você não sabe quem está a ligar e (b) você não pode bloquear as chamadas. Mesmo que eles tenham de enviar um identificador de chamadas de um dos seus números, eles podem passar por eles para que você nunca receba o mesmo identificador de chamadas duas vezes. Isso pode resolver (a) mas certamente não resolve (b).
A menos que façamos mudanças drásticas no protocolo VOIP, que afetaria centenas de empresas e milhões de pessoas, não vamos resolver o problema de poder bloquear chamadas de telemarketing.
Nada das propostas atuais são ambas implementáveis com a implementação atual de VOIP e têm qualquer efeito real nas chamadas que estão sendo recebidas. Sim, podemos verificar que o autor da chamada tem o direito de usar o número de telefone que está sendo enviado como identificador de chamadas. Não, não podemos garantir que esse número é atendido se você ligar para ele e é consistente para que você possa bloqueá-lo.
Artigos semelhantes
- Como as companhias telefónicas podem competir contra a Apple?
- Porque é que as companhias telefónicas não integram caixas de protecção nos seus telefones?
- Porque é que as companhias telefónicas geralmente não fazem telefones com mais de dois slots para cartões SIM?
- Porque é que as empresas de telecomunicações permitem que as identificações de chamadas sejam falsificadas?