Qual é a expectativa de vida útil de uma bateria Nissan LEAF?
Depende da sua utilização (quantos quilómetros conduz, quantas vezes tem de carregar), do seu clima (os climas quentes degradam a bateria mais rapidamente do que os climas frios), do ano do seu carro (o ano do modelo 2013 e seguintes têm uma bateria mais resistente ao calor), e da sua tolerância pessoal à degradação do alcance.
A bateria irá degradar-se naturalmente quanto mais a utilizar. Quanto mais vezes "pedalar" (recarregar) a bateria, mais degradação terá. Dito isto, carregar diariamente não é necessariamente demasiado prejudicial para a bateria, mas se tiver de carregar várias vezes por dia, isto irá acelerar a degradação.
Clima é um factor enorme nos anos do modelo 2011-2012 (os carros mais novos têm uma bateria mais resistente ao calor). Se estacionar o seu carro ao sol e tiver verões quentes (>90F ou >30C), pode esperar um aumento da degradação. Uma vez que carregar a bateria também gera calor, carregar durante o meio-dia também terá um efeito prejudicial.
E finalmente a sua tolerância à perda de autonomia afectará quando considerar que a bateria está "morta". Se você tiver apenas uma exigência de uso diário de 10 milhas, você pode tolerar uma quantidade significativa de degradação. Mas se as suas necessidades diárias estiverem próximas da capacidade "nova" da bateria, você será capaz de tolerar muito pouca perda, e talvez o LEAF não tenha sido a escolha certa para você. Para contabilizar a degradação da bateria e o efeito da temperatura (para fins de alcance, o tempo frio é pior e irá reduzir o seu alcance), você provavelmente deve procurar um EV que tenha 2X o alcance (quando novo) do que você precisa diariamente.
A garantia da bateria LEAF (nos EUA) cobre a perda de 4 barras de capacidade (de 12) dentro dos primeiros 5 anos/60.000 milhas. Infelizmente, o software do carro não remove a primeira barra até que a bateria tenha caído cerca de 15%, e as barras subsequentes para cada 7,5% depois disso (ou seja, a primeira barra vale realmente DOIS das outras barras - elas fazem isso porque todas as baterias vão sofrer uma queda bastante rápida na capacidade e, em seguida, se acomodam a um nível mais razoável). Portanto, a sua bateria pode descer até 63% da sua capacidade original a 60.000 milhas (ou 5 anos) e ainda não estar coberta pela garantia. Este foi o caso do meu primeiro LEAF. Perdi minha 4ª barra logo após (61.490 milhas).
Mas infelizmente o efeito do alcance é ainda maior! Isto porque à medida que a bateria envelhece, a sua resistência interna aumenta. Assim, quando o carro era novo, se você dirigir com eficiência, por exemplo, você pode obter 4,2-4,4 milhas/kWh (dando-lhe um alcance na bateria de 24kWh de cerca de 86 milhas (o carro não vai permitir que você acesse a bateria inteira - você não pode descarregá-la muito mais do que 20kW - isto é feito para proteger a bateria de sobrecarga).
Mas depois que a bateria envelheceu ao ponto que a minha envelheceu, você teria sorte de conseguir 3,6 milhas/kWh (e em tempo frio, isto é ainda muito mais baixo) devido ao aumento da resistência interna. Combinado com uma perda de capacidade de 37%, esta perda de eficiência resultaria em cerca de 43 milhas de alcance, ou cerca de HALF do alcance original.
Agora o meu trajeto era de 25 milhas para cada lado, embora eu pudesse carregar no trabalho, então isto não era um problema para mim. Mas isso significava que eu realmente tinha que planejar com antecedência para viagens extras acima e além do trabalho. Foi nesta altura que decidi que a perda da bateria era demasiado para mim e troquei por um modelo mais recente com uma bateria de 30kWh.
Granted, isto foi com um modelo de 2012 (bateria química mais antiga) num clima relativamente quente (Carolina do Norte). Espero absolutamente que os anos do modelo de 2013 e os anos seguintes não caiam tão rapidamente e, com a bateria de 30kWh, já não tenho de carregar uma vez por dia, por isso, ela irá circular com muito menos frequência. Eu certamente esperaria tirar de 8-10 anos desta bateria, embora só o tempo dirá.