Que laptop você sugere para começar com a aprendizagem da máquina?
O wprld está de repente a mudar o seu caminho, embora possa ainda não parecer. Estamos finalmente a afastar-nos do monopólio do software americano e da Intel. Não se trata mais de gastar $2k em um Mac Pro com Intel i7 e RTX2070.O SoC é o primeiro componente a ser pensado. Depois de anos de estagnação a 16nm, estamos finalmente a mudar para 7nm, com grandes efeitos no rendimento, consumo de energia e desempenho. A AMD lançou a gama Ryzen de chips de desktop baseados no processo Zen 2 e estes estão superando as ofertas da Intel em cada ponto de preço. Estes, no entanto, são apenas um primeiro passo. Os laptops estão atrasados, mas esperam ver os grandes nomes dos laptops taiwaneses com processadores desktop Ryzen série 3000 antes do final do ano - por cerca de um grand.
Threadripper, também da AMD, está transformando o high end, com mais núcleos e mais threads por núcleo. Ainda não em laptops, mas no próximo ano.
nVidia detém um monopólio similar ao da Intel em placas gráficas, alegando ser a única empresa a oferecer traçado de raio. A Navi está mudando isso e veremos uma série de novos recursos gráficos nos próximos meses. Não só para os jogadores, também não - poder de processamento sério para a aprendizagem da máquina.
Mas nem tudo é sobre a AMD. A distância entre laptop e celular diminuiu e os chips que antes eram apenas móveis estão agora atingindo novas alturas em laptops. A Qualcomm, não um nome pequeno neste negócio, se uniu à Microsoft para colocar seus 8cx no próximo tablet Surface Pro. Ainda não está à altura de aprender o número de máquinas, mas é ideal para palestras.
P>Último, mas não menos importante, estamos vendo hardware específico para várias tarefas de processamento. O Google está liderando o caminho com uma mudança para TPUs - Tensor Processing Units.
Exciting times.
(e se, como eu, você não pode esperar, estou me mudando para um Thinkpad com Ryzen 3700U, 16Gb DDR4 e um SSD PCIe 512Gb por menos de £20/mês)