O grafeno é escalável?
Eu acrescentaria ao que foi escrito-- que a questão do grafeno escalável é uma questão de definição. Reduzir o óxido de grafeno é escalável hoje em dia como pós que são bem sonificados e depois dispersos em substratos.,As plaquetas de grafeno são bastante escaláveis e continuarão a melhorar, mas aqui não há preocupação com rugas e bordas de contorno. O G puro de CVD é escalável se você usar uma transferência patenteada de rolo a rolo de cobre para o substrato, mas é limitado em sua escala pelo tamanho do reator de CVD. Os reatores comerciais não são tão grandes assim, então eu diria que ainda não atingiu níveis de escala verdadeiros.
Então estas são todas as formas em que o custo do grafeno foi reduzido e cristais 2D G de qualidade foram trazidos para o mercado. Entretanto, os usos efetivos do Graphene foram escalonados? Não tanto assim. Ainda há problemas em conectar o grafeno nanowire a circuitos em escala. Há problemas com os limites de borda de G para eletrônica molecular. Há problemas com a escala de nano-poros no Graphene. Todos estes estão atrasando a criação de sensores, dispositivos eletrônicos desgastáveis e tecnologia superior de filtragem de água.
Mas eu não apostaria contra estas tecnologias para chegar ao mercado nos próximos 5 anos. Ao qual eu adicionaria embalagens da indústria alimentícia com filmes de engenharia para melhorar o prazo de validade. Também, tecnologia de baterias de super capacitores na forma de gaiolas de Graphene preenchidas com aerogeles de carbono e melhores taxas de expansão e contração catódica e anódica dos revestimentos de nano- íons de Graphene.
Então, as aplicações comerciais e escalas estão um pouco desajustadas no momento. Isto é bastante típico para um avanço da ciência dos materiais. A questão realmente interessante para as pessoas que seguem este tópico a considerar sobre o Grafeno é " será que ele será salteado por algumas outras superfícies TMD (Dechalcogenides de Metal de Transição)" ou uma combinação de superfícies de película fina estratificada. É aqui que eu acho que a escalada realmente interessante vai ocorrer. Talvez MXenes e silício ou ITO e GO ou BN e WSe? Do laboratório à prateleira do consumidor fica cada vez mais rápido.
Artigos semelhantes
- Elon Musk vai começar a produzir grafeno para induzir a Idade do Grafeno?
- Como é que os átomos vibram nas nanoestruturas de grafeno?
- Porque é que mais fabricantes não estão a mudar para baterias de grafeno dadas as vantagens?
- Por que não começamos a usar grafeno em tudo (baterias, peças de computador, roupas, etc.)? Por que é que é tão difícil trabalhar com ele?