Por que não começamos a usar grafeno em tudo (baterias, peças de computador, roupas, etc.)? Por que é que é tão difícil trabalhar com ele?
Muitos motivos. Por exemplo, o grafeno é condutivo. Isto é obviamente um problema se a peça deve agir como um isolante elétrico. Além disso, todas as propriedades do grafeno são altamente direccionais, uma vez que é uma folha de átomos. Sua resistência, rigidez, condutividade (elétrica e térmica), etc. são diferentes dependendo se são medidas perpendicularmente à chapa ou paralelamente a ela. Se a sua peça deve sobreviver a uma variedade de cenários de carga, por exemplo, isto será um problema.
Também, uma vez que é apenas uma folha de átomos, você precisa empilhar muitas folhas umas em cima das outras para criar uma peça útil. O problema com isto é que embora as folhas individuais sejam fortes, elas não estão ligadas umas às outras de forma muito forte. Por isso, se a sua parte for estressada paralelamente aos planos, elas se separarão como mica ou uma pilha de papel. Embora seja muito forte em teoria, na prática qualquer componente feito de grafeno seria na verdade muito frágil.
E eu ainda nem mencionei fatores como custo, inflamabilidade, etc. que tornam o grafeno pouco atraente ou totalmente inadequado a muitas aplicações.
Artigos semelhantes
- Como é que as baterias de grafeno fazem a diferença, e quais são os benefícios em comparação com as baterias de lítio-íon?
- O que é gramaticalmente correcto, "Ele fez tudo por mim" ou "Ele fez tudo a mim"? No sentido de dar dinheiro.
- Ele faz tudo por mim, ele me aceita pelo que sou e me ama, mas não quer nenhum compromisso e não pode se casar comigo. É porque ele é muçulmano?
- Como é que programam as baterias de iões de lítio? E as baterias de iões de lítio polímero e as baterias de iões de lítio são iguais?