O que é gramaticalmente correcto, "Ele fez tudo por mim" ou "Ele fez tudo a mim"? No sentido de dar dinheiro.
O que é gramaticalmente correcto, 'Ele fez tudo por mim' ou 'Ele fez tudo por mim'? O uso de "para" implica que alguém ou algo está sendo agido por alguém ou outra coisa. Neste caso, "ele fez tudo para mim" implica que tudo o que "ele" estava fazendo estava sendo infligido a você. Entretanto, não faz sentido infligir dinheiro que alguém fez (que é o que você está tentando dizer) a outra pessoa.Em contraste, o uso de "para" implica que alguém ou algo está recebendo uma ação de alguém ou algo mais. "Ele fez tudo por mim" implica que você estava recebendo tudo o que "ele" estava fazendo. Como a frase se refere a dinheiro, isto faz mais sentido.
Aqui está outro exemplo:
Ele trouxe-me isso. (Nesta frase, o que "ele" trouxe está sendo infligido a você. Neste contexto, significa que "ele" trouxe um item para a sua localização.)
Ele trouxe-o para mim. (Nesta frase, você está recebendo o que "ele" trouxe. Neste contexto, significa que ele trouxe um item para dar a você.)
Artigos semelhantes
- Isto é gramaticalmente correcto: "Por favor, diga-me quando seria uma boa altura"?
- O que é gramaticalmente correcto, "amanhã" ou "amanhã"?
- Ele faz tudo por mim, ele me aceita pelo que sou e me ama, mas não quer nenhum compromisso e não pode se casar comigo. É porque ele é muçulmano?
- Qual destes dois está correcto? "Pode dar-me o seu número de telefone" ou "Pode dar-me o seu número de telefone?"