Qual é a diferença entre MMWave e Sub6 em 5G? Qual é a melhor?
A diferença essencial é a frequência.
A falta de espectro nas bandas inferiores (por exemplo, onde residem os sinais 3G) tem forçado os provedores wireless a considerar frequências cada vez mais altas, por exemplo, 4G LTE está tipicamente em bandas de maior frequência do que os serviços 3G. À medida que você sobe as freqüências potencialmente você tem acesso a mais largura de banda (veja o teorema de Shannon-Hartley), mas uma desvantagem é que a radiação é menos penetrante, e a física de pequenos comprimentos de onda está trabalhando contra você.
Nas bandas Sub6 (5cm de comprimento de onda), a física não é tão diferente dos serviços 3G/4G que nós já usamos. Para mm wireless (30 - 300 GHz) você obtém maior largura de banda do que o Sub6, mas há muitas desvantagens:
<- aprincipal linha de visão>li>não-penetração de paredes torna-o mais adequado para uso externo
- foliage pode espalhar as ondas>li>significante sinal desbotar quando chove>li> maior absorção pela atmosfera>li> maior consumo de energia
Então a mmWave terá alguns domínios onde ela é uma boa solução, por exemplo, o uso ao ar livre em aplicações de IoT no setor agrícola, mas será menos útil para a comunicação móvel generalizada.
Artigos semelhantes
- Pode ser criada uma rede nacional mmWave 5G transformando todos os postes telefónicos em torres mmWave 5G?
- Qual é a diferença entre a banda ultra larga e a mmWave 5G?
- Qual é a diferença em 5G entre mmWave e sub 6GHz?
- Qual é a diferença chave entre a matriz de canais de uma banda mmWave e matrizes de canais de outras bandas de frequência, tais como um microondas?