Casa > O > O Windows É Laptop Ou Chromebook?

O Windows é laptop ou Chromebook?

Não importa quão bons os Chromebooks sejam, eles nunca terão respeito em alguns círculos tecnológicos.
Isso ficou claro esta semana quando vários escritores tecnológicos, incluindo Paul Thurrott e Larry Seltzer, da ZDNet, saíram para bater no sistema operacional baseado no navegador do Google. Eles não conseguem entender porque alguém iria querer um desses laptops leves, mesmo quando os fabricantes de PCs continuam a lançar mais deles.
Uma linha particular de pensamento de Thurrott é típica entre os detratores do Chromebook:

Para ser perfeitamente claro, não há absolutamente nada que se possa fazer com o sistema operacional Chrome, o "sistema operacional" que alimenta o Chromebooks, que não se poderia fazer - e de muitas maneiras fazer mais eficientemente - usando um laptop normal do Windows ou Ultrabook. Tudo o que precisa de fazer é instalar o navegador Web gratuito Chrome. (E como os PCs Windows são muito mais capazes do que os Chromebooks, a máquina resultante seria muito mais útil e valiosa.)

>p> Já vi algumas boas respostas do Kevin Tofel do GigaOM e do James Kendrick da ZDNet, ambos contestam a noção de que mais funcionalidades fazem sempre uma melhor experiência.
Mas queria dar alguns exemplos específicos de onde os Chromebooks realmente se sobressaem em relação aos computadores portáteis Windows. Estes não são simplesmente casos em que um Chromebook é um computador "suficientemente bom" para ser barato. Estas são áreas onde instalar o Chromebook num portátil Windows a preços acessíveis resulta numa experiência pior do que um Chromebook:
Solid State by Default
Se tiver alguns minutos, tente encontrar um portátil Windows inferior a 300 dólares com armazenamento em estado sólido na Best Buy ou no Amazon.
Atualmente, não se preocupe, porque não encontrará nada. Windows é um sistema operacional grande, engolindo 16 GB de espaço, e isso é antes dos vendedores de PCs começarem a empilhar no bloatware. Enquanto o ChromeOS pode caber numa unidade de estado sólido de 16 GB com muito espaço de sobra para arquivos e aplicativos - sim, o Chrome tem aplicativos agora - os fabricantes de PCs Windows devem escolher entre SSDs mais caros ou unidades de disco rígido mais baratas. Eles quase sempre escolhem o último.
Talvez um disco rígido espaçoso seja o que você quer. Isso é legal. Mas se você prefere a velocidade e a durabilidade do estado sólido - e seus arquivos maiores estão armazenados em um disco externo, em outro computador ou em um serviço de armazenamento em nuvem - é muito mais fácil obter o estado sólido em um Chromebook do que em um laptop com Windows de baixo custo.
Acesso mais rápido a aplicativos da Web
Muito parecido com o desktop do Windows, os Chromebooks têm uma barra de tarefas onde você pode localizar seus aplicativos favoritos e alternar entre as janelas do navegador. Mas em um Chromebook, a barra de tarefas é projetada em torno de aplicativos web, e funciona muito melhor para este fim do que o Chrome para Windows.
main-qimg-170bf64937abf8ff89d2c507e01bb165.webp

Google
Aqui está um exemplo: Se você tiver o Gmail preso à barra de tarefas do seu Chromebook, e ele já estiver aberto em algum lugar em uma aba do navegador, clicando no ícone da barra de tarefas o levará diretamente para aquela aba aberta. É uma maneira elegante de voltar para aquele aplicativo, mesmo quando ele está enterrado em outra janela.
A maneira como o Windows lida com aplicativos Chrome presos com alfinetes é muito, muito pior. Você pode colocar o aplicativo Gmail na barra de tarefas do Windows, mas clicando nele sempre abre o Gmail em uma nova aba, ao invés de saltar para uma aba já existente do Gmail. E no meu Surface Pro 2, ele também cria uma guia separada em branco em uma nova janela, que eu tenho que fechar. O sistema de aplicativo com pinos no Windows é basicamente inutilizável. Isso significa que eu não consigo chegar aos meus aplicativos web favoritos no Windows tão eficientemente quanto em um Chromebook.
Purpose-Built Keyboards
I've mentioned this point in a previous Chromebook story, but Windows keyboards carry a lot of baggage. A maioria das pessoas não precisa de teclas de função e de Caps Lock, mas elas continuam sendo uma característica padrão nos teclados do Windows.

main-qimg-af80016dfcc707a43245cbfa5a6cef2e.webp

Os teclados do Chromebook são projetados para a navegação na web. Há uma tecla de busca no lugar de caps lock, e botões para avançar, voltar, recarregar e tela cheia onde as teclas de função normalmente residiriam. Chega de bagagem.
Isso pode ser difícil de entender para usuários avançados como Thurrott, que dominaram cada atalho de teclado do Windows, mas para um usuário novato é mais difícil lembrar a tecla Windows + Q para busca do que olhar para um teclado e ver o botão de busca grande e gordo. Pelo menos a Surface Type Cover e Touch Cover da Microsoft têm alguns atalhos mais inteligentes embutidos, mas essa é a exceção, não a regra.
Eu poderia mergulhar em outros exemplos de onde os Chromebooks se destacam, como a falta de bloatware, ou o fato de que você não precisa de atualizações de rotina anti-malware (ou qualquer software anti-vírus em absoluto). Mas esses cairiam na categoria "menos é mais" que pessoas como Kendrick e Tofel já cobriram. Em vez disso, eu queria me concentrar em alguns recursos que tornam o Chromebooks mais rápido e eficiente do que uma máquina Windows, e não apenas menos incômodo.
Isso não quer dizer que todos devam usar um Chromebook, ou que todas as suas necessidades computacionais possam ser atendidas por um. Comprei recentemente um Surface Pro 2 especificamente para aqueles cenários em que preciso de mais do que apenas um sistema operacional baseado em navegador. Mas por todas as razões listadas acima, meu Chromebook continua sendo uma ferramenta útil apesar de estar cercado por máquinas "muito mais capazes".

De Ariela Louthen

Que jogos posso jogar com um CPU Intel Pentium Dual Core E5700 e construir um chipset gráfico? :: Como instalar HTML5 em um Chromebook