Por que a Intel não pode fazer um processador de 7nm enquanto a AMD já o fez?
Nem todos os 7nm são iguais. A Intel expõe os seus chips e mede a sua geometria de forma diferente da TSMC e da Samsung. O processo de 10nm da Intel é comparável em densidade a 7nm de qualquer uma dessas fundições.
Intel está fazendo alguns processadores de 10nm; suas CPUs de laptop Ice Lake o utilizam. Mas a Intel tem tido sérias dificuldades em obter rendimentos onde eles precisam estar; é por isso que a Intel não está oferecendo processadores Ice Lake com mais de quatro núcleos. A próxima geração do Tiger Lake também deve ser limitada a quatro núcleos. Os processadores de laptop Intel com mais núcleos e todos os processadores Core desktop ainda estão sendo feitos em 14nm e mantêm a arquitetura Skylake com pequenas melhorias; o design básico é inalterado da sexta geração até a décima, embora a contagem de núcleos tenha aumentado de quatro para dez.
Xeon processadores de servidor e estação de trabalho também compartilham o mesmo design e vêm em contagem de núcleos de até 28. Os rendimentos das CPUs de 28 núcleos são muito baixos, o que explica em parte os seus preços elevados. A AMD escolheu uma abordagem diferente, usando chips que contêm apenas oito núcleos e implementando conexões muito rápidas entre eles; isso permite que eles façam CPUs de servidor com altas contagens de núcleo a um custo muito mais baixo.
Mean enquanto isso, a Intel está trabalhando em um processo de 7nm, que será comparável aos processos de 5nm da Samsung e TSMC. É possível que a Intel acabe contornando o seu problemático processo de 10nm no desktop e vá direto para 7nm.
Por que 10nm tem sido tão difícil para a Intel? A Intel obtém sua maior densidade em qualquer tamanho de recurso usando patterning mais complexo, e talvez fazer isso com litografia DUV (ultravioleta profunda) foi apenas muito ambicioso. A Samsung e a TSMC utilizaram ambos DUV para a sua primeira geração de produtos de 7nm mas estão a mudar para EUV (ultravioleta extremo, um comprimento de onda de luz ainda mais curto) para os seus processos actualizados de 7nm e para 5nm e mais.
O processo de 7nm em desenvolvimento na Intel também utiliza EUV. Os primeiros produtos planejados para o nó de 7nm da Intel não são CPUs; eles são GPUs de centro de computação para supercomputadores baseados em sua nova arquitetura Xe. Espera-se que a Intel também use 7nm para placas gráficas de consumo, e estas provavelmente chegarão ao mercado antes das CPUs de 7nm.
No entanto, no final, eu prevejo que a saga do processo Intel 10nm será um estudo de caso popular nas escolas de negócios em alguns anos.
Artigos semelhantes
- Como é que a AMD conseguiu fazer CPUs de 7nm antes da Intel? As CPUs e GPUs de 7nm serão uma mudança no jogo para eles?
- Qual seria a competitividade da AMD Ryzen se a Intel liberasse um processador de 7nm?
- Como é que a Apple e o Snapdragon podem fazer uma CPU com 7nm mas a Intel e a Amd estão presas às 10nm e 14nm?
- Por que a Qualcomm consegue atingir 5nm, mas a Intel está presa em 14nm e a AMD ainda está empurrando 7nm?