Qual é a razão para os Smartwatches chineses não serem dispositivos 'Android Wear'?
Porque enquanto o Android é um sistema operacional aberto, o Android Wear não é.
Segue um caminho rigoroso para ter muitos dispositivos que fornecem a mesma experiência, cada produto amplificando o valor do Android Wear como um todo.
O ecossistema Android Wear
Android Wear consiste em um sistema operacional Android (aberto) e um framework Wear (fechado) rodando em cima dele, encarregado de executar a interface do usuário, gerenciar aplicativos e se comunicar com o dispositivo companheiro (seu telefone).
Este framework é propriedade e gerenciado pelo Google como código fechado.
Google leva muito a sério para evitar a fragmentação nesta plataforma, e leva a propriedade de manter o framework Wear para TODOS os dispositivos por si só.
Isso também significa que, como fabricante, você tem possibilidades muito limitadas de diferenciar seu produto (em HW, aplicando apenas um conjunto específico de componentes, em SW, aplicando superfícies de observação personalizadas e uma quantidade muito limitada de aplicativos pré-carregados). Esses elementos serão fornecidos ao Google, que os verificará e aprovará para trabalhar com sua estrutura Wear.
Se seu HW é muito limitado ou sua proposta não está trazendo nenhum valor específico para a tabela (como marca, design, componentes únicos ou casos de uso), o Google provavelmente não se envolverá com você neste projeto.
Dispositivos históricos Android Wear
Cada uma das primeiras séries de produtos Android Wear serviu um propósito específico para o ecossistema, com os vendedores a esforçarem-se por trazer novo hardware para o jogo ou por expandir a gama de dispositivos:
- LG G Watch (first development platform for Wear, first Qualcomm platform)
- Samsung Gear Live (Samsung brand, OLED display)
- Moto 360 (first TI platform, heartrate sensor, round LCD)
- Sony Smartwatch3 (first Broadcom platform, first GPS, reflective LCD)
- LG Watch R (first round OLED, WiFi development platform)
- LG Watch Urbane (launched with WiFi, more compact size)
- Huawei Watch (price challenger for US)
- LG Watch Urbane 2nd Edition (first integrated telephony features, first NFC)
- Tag Heuer (First ultra premium, first Intel platform)
I think with all this effort now done, this phase is now largely completed.
A próxima fase parece ser usar marcas para expandir o Wear para novos espaços (Tag Heuer, Casio, Michael Kors,...) enquanto trabalha com alguns fornecedores altamente capacitados na expansão dos recursos da plataforma (LG, Qualcomm,...)
>br>Custom OS
Google faz um grande esforço para manter todos os dispositivos Wear como um só produto, também comprometido em mantê-los todos como sabores diferentes de um dispositivo (i.e. você nota que todos eles estão rodando "Android Wear" sem qualquer número de versão).
Então construir um relógio inteligente em qualquer outro SO (também no Android) é muito menos restritivo que o Android Wear.
Você tem que desenvolver toda a IU e todas as funcionalidades você mesmo, mas você pode basicamente fazer o que quiser, também indo muito mais baixo com a especificação HW do que os mandatos do Android Wear...
Artigos semelhantes
- Como o Apple Watch se compara com o Android Wear smartwatches?
- Quais são os melhores startups chineses a serem observados em 2020?
- Poderia haver alguma razão possível para as pessoas tratarem mal os sem-abrigo, apesar de serem eles que precisam de ajuda?
- Existe alguma forma de executar aplicações completas para Android no Android Wear?