Poderia haver alguma razão possível para as pessoas tratarem mal os sem-abrigo, apesar de serem eles que precisam de ajuda?
Obrigações para o A2A.
As sociedades que valorizam o dinheiro ao longo da vida tendem a olhar para alguém que não é financeiramente independente como "menos do que". Não é o desalojamento que eles desprezam tanto como a falta de dinheiro.
Acho divertido que muitas pessoas mantenham as aparências de ter dinheiro, mas secretamente vivem em grandes casas caras e comem macarrão ramen e mexem para pagar as suas contas de luz e estão apenas a um salário de distância de serem desalojados. Agarram-se à aparência de dinheiro para evitarem ser olhados de cima para baixo. A minha mãe jogou este jogo durante décadas - o seu condomínio ficava no bairro mais rico da cidade, mas dentro dele estava destruído, devido a canos de água estragados, mofo, etc. Deveria ter sido condenado, mas ela nunca deixaria ninguém entrar. Mas o endereço e o cache que levava a levou a muitos jantares políticos ou de angariação de fundos e foi muito bem tratada por pessoas que assumiram que ela tinha dinheiro. Ela estava quase sempre falida, ficou sem comida durante dias, e vendeu as suas roupas para ganhar dinheiro.
Desde que as pessoas pensem que você tem dinheiro, você está bem. Conheci uma repórter de uma grande rede de notícias que estava sem teto devido a ter um novo emprego e ter uma briga com um namorado abusivo. Ela viveu no seu carro em NYC durante dois meses até poupar o suficiente para o seu próprio apartamento. Ela estava trabalhando, aparecendo nas câmeras todas as noites, e escondendo sua situação de vida. Se as pessoas soubessem que teriam sido mais compreensivas porque ela estava trabalhando e tinha DINHEIRO, mas não tinha dinheiro suficiente...., mas ela ainda estava sem casa. É TUDO sobre o dinheiro, não sobre a situação de vida.
As pessoas que ficam desabrigadas por causa de desastres naturais recebem barracas, abrigo, ajuda e todo tipo de ajuda que os desabrigados por causa de más decisões e NÃO É dado DINHEIRO. Por quê? Porque, pelo menos por um tempo, eles esperavam "recuperar" porque têm dinheiro. SE eles não puderem se realojar ou se recuperar após o desastre e se tornarem parte dos desabrigados crônicos, então eles perdem seu "status" e são olhados de cima para baixo também.
Seguir o dinheiro. Um casal que vive num trailer Airstream de $60.000 são "RVers de tempo integral" porque TÊM DINHEIRO. Um casal em um trailer de 30 anos com o mesmo estilo de vida, mas sem emprego, NÃO TÊM DINHEIRO são "sem-teto"
Os sem-teto não têm o luxo de parecer que têm dinheiro. Eles perderam a sua "máscara" e estão nus e expostos a ser algo pior do que pessoas sem casa. Eles são pessoas sem dinheiro.
Quando você não tem dinheiro as pessoas assumem que você é preguiçoso, indisciplinado, mau, corrupto, manipulador, viciado ou alcoólatra e irresponsável - todas características que eu vejo com bastante frequência na classe rica e média.
O ponto principal é que não é realmente o sem-abrigo que nós olhamos para baixo, mas a pobreza que acompanha o sem-abrigo. É essa pobreza que as pessoas odeiam. Algumas pessoas acham que é pouco espiritual ter dinheiro. Outros acreditam que não é espiritual não ter dinheiro. Os americanos tendem a cair principalmente do lado de NÃO ter dinheiro como sendo não-espiritual, abençoado ou digno - exceto para os cristãos, que são os mais lixados quando se trata de dinheiro.
Porque a maioria dos americanos não percebem que as pessoas que vêem nas ruas, mendigando, bêbados, mentalmente doentes e viciados representam apenas 15-20% da população sem-teto, eles assumem que todos os sem-teto são como a minoria dos sem-teto, contudo 80% dos sem-teto têm empregos, às vezes vários empregos, e vivem com amigos, surfam no sofá ou vivem nos seus carros e ninguém é o mais sábio para que não olhem para baixo para eles.
Se você está abrigado, mas pobre, e sua pobreza mostra, você é olhado de cima para baixo também. Não se trata de onde vivemos. Os moradores de casas pequenas vivem na mesma quantidade de espaço que os sem-teto, mas porque têm dinheiro, é um estilo de vida.
As pessoas que compram uma van de $50.000 e "convertem-na" em moradia não são sem-teto, mas as pessoas que compram uma van de $500 e fazem o mesmo são sem-teto e olham de cima para baixo. Qual é a diferença? MONEY.
Se você é um milionário excêntrico que se veste e vive como um sem-teto, mas que é conhecido por ter DINHEIRO, você não é desprezado. Você é considerado estranho e excêntrico, mas o dinheiro geralmente o protege desde que você possa provar que o tem.
O DINHEIRO faz o mundo girar. Não se preocupe em ficar sem casa, você pode sobreviver a isso. Preocupa-te em ficar empobrecido, falido e sem um tostão.
Artigos semelhantes
- Por que alguns fones de ouvido precisam de baterias antes de serem usados, enquanto os fones de ouvido não precisam de baterias?
- Como obter uma lista de pessoas ricas que estão dispostas a dar às famílias que precisam de ajuda
- Por que os SoCs smartphone não precisam de dissipadores de calor enquanto os SoCs da TV precisam?
- Na Guerra das Estrelas, quem é a República? São eles os bons ou os maus da fita? Se eles são bons/mal, quem é o "oposto" da República?
- Em que é que os proprietários de pequenas empresas precisam realmente de ajuda?