Por que os SoCs smartphone não precisam de dissipadores de calor enquanto os SoCs da TV precisam?
tl;dr Os SOC's dos Smartphones são concebidos espectacularmente para funcionar sem qualquer arrefecimento especial.
os sistemas de TV e smartphone têm requisitos muito diferentes. O trabalho de um SoC de TV é obter o vídeo da porta HDMI / sintonizador / Internet no painel do monitor da forma mais barata possível. Os SoC mais baratos são relativamente ineficientes em termos de energia, e má eficiência energética significa calor. Mas, é mais barato amarrar um dissipador de calor do que projetar um chip mais eficiente, então é isso que eles fazem; e se a TV for ligeiramente maior como resultado, ninguém se importa.
Agora, pegue os requisitos do smartphone. Um smartphone precisa ser compacto, então um dissipador de calor volumoso não é viável de qualquer forma. Além disso, quanto mais eficiente for a CPU, melhor será a duração da bateria que o usuário verá. Portanto, os smartphones geralmente priorizam a eficiência de seu hardware sobre seu preço (com os mais recentes, mais eficientes, mais caros, processos semicondutores de última geração utilizados para os smartphones mais sofisticados). Isso permite que eles ainda tenham poder de processamento suficiente para fazer chamadas (e até mesmo realizar tarefas mais pesadas como navegação na web e jogos), sem derreter-se ou drenar a bateria muito rapidamente. É também por isso que um smartphone (ou laptop) é mais caro que um desktop ou console comparativamente potente - sua eficiência energética custa dinheiro.
Artigos semelhantes
- Por que alguns fones de ouvido precisam de baterias antes de serem usados, enquanto os fones de ouvido não precisam de baterias?
- Posso arrefecer o meu smartphone com gel de gelo quando está muito calor ou enquanto carrego?
- Por que o carregador recebe calor enquanto carrega?
- Que requisitos as empresas que fabricam SoCs personalizados pedem?