Casa > A > A Que Distância Terão De Estar Espaçadas As Torres De Células Para A Rede 5G?

A que distância terão de estar espaçadas as torres de células para a rede 5G?

O espaçamento das torres de células para uma tecnologia de rádio específica depende da potência de saída do transmissor, da geometria das antenas utilizadas e da frequência de rádio.

Iniciar com frequências: o alcance das frequências de rádio admitidas para 5G é bastante grande. Ela começa em 450 MHz (que está bem abaixo das bandas atuais de freqüência GSM, 3G e 4G) e assim permitirá um espaçamento muito maior entre as torres. A maioria das alocações possíveis nessa faixa será feita para redes profissionais dedicadas à "gestão de infra-estruturas críticas", e não para a rádio pública. Depois vai até 3,5 GHz. Usando a mesma potência de saída a dupla frequência significa um raio de 1/4 de célula; os efeitos são suavizados um pouco por sensibilidades mais elevadas do receptor com electrónica de última geração. 1 GHZ corresponde a GSM, 2 GHz a 3G e LTE foi até 2,6 GHz. Então nós vimos tudo isso. As bandas de 3,5 GHz terão um alcance menor que 2,6, cerca de 40%, e provavelmente só serão usadas em ambiente urbano.

Então chegamos ao Novo Rádio. Temos alocações na área de 30 GHz. Eles são principalmente bons para pequenas células para uso interno e implantações urbanas densas (centro das cidades). Então você verá muitas e muitas células pequenas aparecendo no interior das cidades ao longo do tempo.

A potência de saída das células pequenas está mais na faixa de 1 W, do que nos 20 Watts para um "macro site". O que deve tornar a implantação densa bastante possível. Para os macro sites, a potência de saída é inalterada.

Tecnologias MIMO desenvolvidas para 5G podem novamente trabalhar para melhorar um pouco a situação, já que o MIMO também pode ser usado para melhorar a situação de cobertura na borda da célula.

Então, ao todo: a situação não mudará tão dramaticamente quanto previsto por alguns escritores ultimamente. Haverá definitivamente uma necessidade de torres adicionais, mas menos do que muitos esperam.

A propósito, muito dependerá também das condições da licença para alocação de frequências, vindas dos reguladores. Quanta cobertura nacional ou populacional eles precisam? Que taxas de dados em média e em um mínimo. Todas essas perguntas também terão efeito.

De Zucker Levitz

Qual é a diferença entre 4G e 4.5G? :: Existe uma ligação entre os locais de implantação do coronavírus e os locais de implantação do 5G?