É verdade que todos os telemóveis terão de ser substituídos por uma compatibilidade de 5g para utilizar uma rede de 5g?
Sim... e no.
Porque as redes são operadas por empresas de telefonia móvel, elas não estarão trocando antenas e estações rádio-base durante a noite devido ao seu custo, e quando o fizerem, estarão assegurando que a transição será sem problemas, pois até que os celulares de 5g e outros dispositivos se tornem mais comuns, o que provavelmente não será amanhã, elas também precisarão ser capazes de suportar dispositivos de 4g.
Mas para poder fornecer um serviço decente para os 5g, as empresas móveis precisam atualizar sua rede principal, principalmente, mas não apenas, os uplinks das estações rádio-base para a rede principal, portanto os usuários 4G também se beneficiarão disso, pois terão mais capacidade de uplink para compartilhar entre o meio compartilhado da estação rádio-base.
Então... para usar a parte real de 5g da rede, sim, será necessário um celular de 5g, mas como 5g é muito mais que apenas o link de rádio entre o aparelho e a torre de celular, é também uma atualização de infra-estrutura, não, para beneficiar de 5g não é necessário atualizar o celular.
Mas para obter o efeito completo, sim.
Artigos semelhantes
- A que distância terão de estar espaçadas as torres de células para a rede 5G?
- Porque é que os teclados de portáteis não podem ser reparados mas apenas substituídos?
- Os SIM cards 4G existentes funcionam com 5G, ou precisam de ser substituídos?
- Quando é que os postes telefónicos serão substituídos por uma infra-estrutura sem fios?