Casa > C > Como Funciona O Spotify's Discover Weekly? Que Dados São Levados Em Consideração?

Como funciona o Spotify's Discover Weekly? Que dados são levados em consideração?

Grande pergunta! Em maio de 2016, Spotify disse que as listas de reprodução viram 40 milhões de usuários únicos desde o lançamento em julho passado, e tiveram mais de 5 bilhões de faixas transmitidas". Isso é mais da metade dos 70 milhões de usuários do Spotify, então eles estão fazendo algo certo.

Então, o que é que eles estão fazendo? Essencialmente, o mesmo que a Netflix faz para sugerir shows, a Amazon faz para sugerir livros, e seus amigos fazem para sugerir bandas, combinados.

Mas é um pouco mais complexo do que isso. Onde a Amazon e a Netflix usam a sua avaliação e a de outros autores ou compras, assim como os gêneros que você gosta, Spotify usa isso mais a sua lista de reprodução e a de outros. E pesa as coisas de forma diferente, dependendo de quem fez a lista de reprodução, quantas vezes as músicas/ gêneros aparecem para você e para eles, e assim por diante.

De acordo com Fast Company, Spotify analisa sua "história de audição, focando na música [você] tocada recentemente". Em seguida, compara essa percepção com o comportamento dos outros na lista de reprodução. Ao digitalizar milhões de listas de reprodução, o sistema encontra faixas que são comumente listadas ao lado de músicas com as quais o usuário já está familiarizado, e depois agrupa essas faixas em uma nova lista de reprodução personalizada. Essencialmente, ele pega a lógica de "pessoas que gostam disso, também gostam disso" da filtragem colaborativa e a aplica ao processo de fazer uma mixtape"

De acordo com Matthew Ogle, que supervisiona o serviço Spotify Discovery, "Spotify considera tudo, desde playlists com curadoria profissional como RapCaviar até as geléias de churrasco de verão do seu primo Joe. Dá um peso extra às próprias playlists da empresa e às que têm mais seguidores". Depois tenta preencher os espaços em branco entre os seus hábitos auditivos e aqueles com gostos semelhantes. Em termos simples, se Spotify notar que duas de suas músicas favoritas tendem a aparecer nas playlists junto com uma terceira música que você nunca ouviu antes, ele irá sugerir a nova música para você"

Exemplo:

p>I love The Mountain Goats. Então eu tenho muitas listas de reprodução com TMG nelas, e quando estou com disposição para TMG, eu frequentemente adiciono outras músicas lo-fi, lyrically-complexas. Neste exemplo, você verá o velho Tom Waits, e o Dylan do Bootleg Series.main-qimg-9c77292802254315f7c18cf55701d2ab.webp

Agora, imagine que há milhares de outros usuários que têm The Mountain Goats em uma playlist. Que músicas / artistas têm essas playlists em comum? Se alguns deles também têm Dylan's Moonshiner, então é provável que um grande fã de TMG possa ouvir essa canção no seu Spotify semanalmente.

Make sense?

But it doesn't stop there.

Spotify também analisa os gêneros que você gosta, até os subgêneros específicos. (A propósito, isto é como o que Pandora faz. Enquanto Pandora usa dados do projeto 'The Music Genome' que consiste em 400 atributos musicais para cada música/gênero, Spotify faz isso um pouco diferente).

De acordo com o Quartz, "Spotify também cria um perfil do gosto individualizado de cada usuário em música, agrupados em grupos de artistas e micro-gêneros - não apenas "rock" e "rap", mas distinções grandiosas como "synthpop" e "southern soul". Estes são derivados usando tecnologia da Echo Nest, uma empresa de análise musical que Spotify adquiriu em 2014, que aprende sobre gêneros emergentes através de máquinas que lêem sites de música e analisam como vários artistas são descritos"

Brilliant.

Utiliza isto para criar um mapa de gênero para você, que se parece basicamente com isto:

main-qimg-d0a5b3fdc5075a05f2b0878c573a29a9.webp

Então os algoritmos de Spotify reúnem tudo isso, com filtragem colaborativa (os clientes que compraram este item também compraram algo que você viu na Amazon, e processamento de linguagem natural para comparar e combinar dados de blogs e playlists.

Aqui mais uma imagem do Quartz para dar sentido a isto:

main-qimg-00af09cee5a96c6b2fc40940b394d875.webp

Spotify criou uma ótima apresentação técnica sobre como funciona com mais detalhes, se você estiver interessado. Tem fórmulas e tudo, se você estiver incluído para dar sentido a elas.

Agora, é hora de sentar e aproveitar a playlist desta semana.

De Stearne Pannunzio

Mais alguém está a ter problemas em conseguir que os ovos Pokémon GO ecludam? :: Você realmente tem que morar no mesmo endereço para utilizar o Spotify 'Family Plan' que é 6 usuários por $15 cada?