Moana é um Pixar?
Não. A personagem de Moana é a filha de um chefe de aldeia polinésio. Ela é a protagonista de um filme da Disney de 2016 realizado por Ron Clements e John Musker (ambos são os protagonistas dos estúdios de animação da Disney desde os anos 90). Como Rapunzel e Elsa antes dela, Moana está longe de ser uma princesa passiva passageira num filme com o seu nome, al la Sleeping Beauty. Ao invés disso, ela é uma piloto dinâmica de seu próprio caminho, atirando-se em direção ao MacGuffin do momento.A Pixar é algo totalmente diferente! Em 1979, uma pequena equipe da Lucasfilm foi encarregada de empurrar o envelope da imagem digital o máximo que pôde. A equipe, chamada The Computer Division, criou algumas soluções incríveis de software para criar, manipular e imprimir imagens em movimento.
Felizmente, como muitas coisas sob o guarda-chuva da Lucasfilm naquela época, essas soluções eram tão inovadoras a ponto de serem inéditas. Eles estavam tão à frente de seu tempo que não existiam soluções de hardware convincentes que pudessem implementar o novo software.
Em 1986, a equipe revelou o "Pixar Image Computer". A Pixar colocou ênfase na saída gráfica e, enquanto criada por uma empresa cinematográfica, foi comercializada para processar dados médicos e meteorológicos.
A Pixar era uma besta cara que inicialmente exigia que os usuários a ligassem a uma máquina separada e cara (pela Sun Microsystems, se minha memória servir) apenas para poder usá-la corretamente. Foi um fracasso de marketing.
Enquanto o próprio computador não conseguia ganhar tração, o pessoal da Divisão de Computadores da Lucasfilm percebeu o quão singularmente seus talentos e aptidões gelavam. Eles se afastaram da Lucasfilm e começaram seu próprio estúdio, chamado Pixar.
">p>Disney distribuiu todos os filmes da Pixar' mas a Pixar manteve a independência e o controle criativo da Pixar&apos. No meio das filmagens, Disney e Pixar se fundiram. Os dois estúdios agora compartilham a supervisão, mas mantêm equipes criativas, instalações e filosofias separadas.Para fazer um círculo de volta à questão original: Moana a personagem não é de forma alguma uma potência gráfica de um computador dos anos 80, nem é um estúdio de animação moderno líder. Quanto a Moana o filme, bem, embora seja posterior à fusão dos dois estúdios, Moana é muito mais um produto da equipe criativa e da filosofia da Disney.