Qual é o melhor telefone do mundo?
Não há resposta certa ou errada para esta pergunta; cada telefone visa um público ligeiramente diferente, com valores diferentes. A partir de hoje, os dois principais sistemas operacionais são iOS e andróide, e eles têm filosofias muito diferentes. O Android pode ser ainda mais dividido para cada OEM individual, que também tem filosofias diferentes um do outro.
P>Primeira conversa sobre o Android. A idéia principal por trás do andróide, é fazer um telefone muito customizável, com uma infinidade de opções de ajustes. O Android tem um enorme foco na personalização baseada em UI, onde todos os telefones podem adicionar widgets, ícones, mudar temas, e até mesmo ir fundo nos arquivos do sistema para ajustar o telefone ao seu gosto. O lado negativo dessa abordagem é a fragmentação; às vezes você verá duplicatas de aplicativos instalados pelo OEM, e ter um sistema aberto significa que as operadoras têm a liberdade de carregar os telefones com lixo. Além disso, aplicativos pagos podem ser facilmente obtidos de graça baixando o APK, o que significa que os desenvolvedores ganharão menos dinheiro desenvolvendo para o android do que para o iOS, assim a razão pela qual os aplicativos Android são muitas vezes notavelmente inferiores ao iOS. Dito isto, no entanto, o Android está mais próximo de um sistema operacional desktop na forma como o multitarefa funciona. Os aplicativos ficam abertos e rodando em segundo plano, e dispositivos android com 6GB de RAM ou mais podem manter mais aplicativos na memória do que iPhones.
Conteúdo, o Android é projetado como um SO desktop para telefone, com a capacidade de personalizar todo o SO e personalizá-lo em grande parte, bem como hospedar toneladas e toneladas de recursos.
iOS, por outro lado, tem uma perspectiva muito diferente em relação ao android. Onde como android foca na customização do usuário, o iOS é mais um sistema automatizado. Há muito poucas opções de personalização nas configurações, tornando-o um sistema muito bloqueado. Isto pode parecer bastante anticonsumidor, mas ajuda reforçando a privacidade pessoal, e é a primeira linha de defesa contra malware (embora o iOS não seja completamente imune a malware). O iOS tem um foco muito pesado em aplicativos; a Apple fornece aos desenvolvedores muitas APIs que são otimizadas para dispositivos iOS, assim os aplicativos geralmente rodam melhor, e ficam melhor no iOS, especialmente em jogos modernos e graficamente intensivos. (Fato engraçado: até mesmo os aplicativos do google são melhor feitos para iPhone, ironicamente). Outro ponto forte do iOS são as atualizações imediatas do software. As atualizações aparecem nos dispositivos no momento em que a Apple as lança, onde como no andróide, alguns OEMs podem levar até 6 meses para lançar os patches. Isto é muito importante quando há malware lá fora como derretimento e espectro que precisa ser corrigido.
TL;DR: o iOS é mais focado em uma experiência de aplicação polida e tem níveis mais altos de segurança do que o android; assim como atualizações mais rápidas; embora ele negocie recursos e personalização para todos eles. Além disso, se você possui um Mac ou outro dispositivo iOS, eles podem sincronizar todos os seus arquivos juntos.
Se você já leu até este ponto, você pode estar pensando, bem, tudo que eu cobri foram os sistemas operacionais... e sobre os telefones? Verdade seja dita, o SO é provavelmente o maior diferenciador dos telefones. Eu acho que a maioria dos telefones são honestamente bastante caros pelo que entregam.
Por exemplo, o Galaxy note 8 tem recurso após recurso, com telas incríveis e processador poderoso, mas vem ao preço íngreme de $960.
O Oneplus 5T tem internos mais poderosos que o note 8 (mesmo processador, mais memória RAM), com uma ótima tela, câmeras decentes; embora o fato de custar $470, quase metade do note 8, percebe que a sua privacidade e segurança é provavelmente uma das mais pobres.
O google pixel 2 vem com uma das melhores câmaras de imagem fixa de sempre num telefone, com o seu software e hardware exclusivos concebidos pelo google, e custa $870.
O iPhone X é o telefone mais potente do mundo e tem a melhor câmara de vídeo, e apesar de não ter tantas funcionalidades como a nota 8, vive até ao preço de $1000 ao proporcionar uma experiência única e polida ao utilizador através do seu UI.
Por isso, aí tem, a minha resposta à sua pergunta. Actualmente estou a usar um iPhone 7 Plus.