Qual é a diferença entre um jogo do mundo aberto e o mundo de um RPG?
É tudo sobre o fluxo da história. Existem RPGs de mundo aberto, mas há uma troca entre a liberdade exploratória e o fluxo da história, quanto mais amplo você faz o mundo mais diluído os elementos do RPG se tornam e, geralmente, um RPG que é verdadeiramente aberto vem com apenas um RPG nivelado, negociando a história como a força motriz.Você não está realmente perguntando sobre RPGs de mundo aberto, os RPGs tradicionais são projetados para conduzir a história, o mundo do jogo é projetado para facilitar isso, a área disponível para jogar é tudo que você precisa para passar por esse ponto da história, não há muito espaço para explorar e muito poucas distrações. Mundos de RPG são projetados para mantê-lo focado no enredo.
Mundos abertos são o oposto, tudo sobre o mundo é projetado para distrair do enredo, claro, há uma história lá e pode até ser boa, mas essa não é realmente a atração principal. Mundos abertos são tudo sobre exploração e liberdade do jogador, você pode ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa e colocar o enredo em espera. Em vez de ser sobre desenhar o jogador através da história, os mundos abertos parecem estar mais focados em distrair-te do enredo.
As pessoas dirão que um mundo aberto é mais imersivo, eu discordo, é trocar um tipo de imersão por outro, os RPGs tradicionais focam-se na imersão do enredo, que pode ser intensa mas frágil, as distracções irão tirar-te o ímpeto do enredo. Mundos abertos são sobre distração, eles focam na imersão ambiental e isso torna a história uma característica secundária... talvez até mesmo uma distração também. Demasiada ênfase na trama e você perde esse fator exploratório para que os elementos da história sejam espaçados para facilitar a necessidade de explorar e servir apenas como um dispositivo de descoberta.