Qual é a diferença entre um jogo do mundo aberto e um jogo da Metroidvania?
Os jogos do mundo aberto vêm em muitas variedades diferentes, mas os mais comuns hoje em dia consistem num mundo de jogos que foi concebido para ser explorável. Ou seja, o mundo do jogo tem de ser não-linear, permitindo ao jogador a liberdade de escolher para onde ir a seguir e como lá chegar. Muitas vezes existem também itens escondidos espalhados por esses mundos, assim como vários minijogos para jogar ao lado das missões principais.Um pequeno exemplo disso seria a série Grand Theft Auto, a série Elder Scrolls, o recente jogo Spider-Man para PS4, e a última entrada na série Legend of Zelda, intitulada "Breath of the Wild".
Estes jogos, apesar de todos terem uma mecânica de jogo diferente, todos permitem aos jogadores explorar um mundo e descobrir as coisas dentro dele, normalmente na ordem que lhes apetecer.
Jogos Metroidvania diferem em alguns aspectos, mas também podem ser considerados um pouco abertos, apesar de não serem jogos do mundo aberto.
Têm como derivados os jogos "Metroid" e "Castlevania: Symphony of the Night", que é onde o género recebe o seu nome. Eles podem ser definidos como quaisquer jogos que tenham múltiplos caminhos lineares, alguns dos quais são bloqueados no início, mas podem mais tarde ser desbloqueados ou atravessados pelo uso de novas habilidades/power-ups.