O modelo de negócio do Spotify é sustentável?
Ago.Meu pensamento a partir de 2015 Ago.
<
<
"It(Growth) is priority one, two, three, four and five". -Daniel Ek-
>br>>br>>, há uma questão que tem de ser abordada e este torna-se um tema muito interessante.
Se alguém perguntar "será que a spotify precisa de mais financiamento para manter o seu negócio?" depende realmente de como a empresa quer conduzir o seu negócio.
O negócio de streaming musical evoluiu imensamente desde 2008 e o caminho para a rentabilidade não está singularmente nas mãos da captação de subscritores pagantes.
À medida que o site cresce, os modelos de publicidade que suportam a captação de vídeo para a homepage trazem muitas promessas. A tecnologia dos anúncios de áudio está na verdade começando a se tornar seriamente viável à medida que mais e mais usuários estão mudando para serviços de streaming. Com isso, você pode ver a empresa fazer esforços concertados para segmentar ainda mais o comportamento de escuta para rentabilizar em um ARPU (Spotify Advances Its Targeting Capabilities And Hints At Programmatic).
Dito isso, a empresa tem sido muito agressiva em relação ao crescimento e tem mantido um vetor pedal-a-metal. Abaixo, construí uma tabela (financeira)hack muito simples baseada em várias entrevistas e anúncios de receitas que a empresa fez e regrediu os KPIs MAU+ARPU+etc.
>>>br>
>>br><
Com o recente aumento de $526 milhões em meio à batalha com a Apple, vemos que sob as tendências atuais de receita e perdas a empresa passa entre 70MM USD e 190MM USD por ano - em taxa de queima - de modo que traz cerca de +3 anos de caminho se prevalecer o comércio atual...
O que eu espero que Spotify possa fazer é, pelo seu tamanho e ambição, entendê-lo's não se trata apenas de possuir música streaming, mas de possuir o ouvido do usuário's. Uma das implementações mais lucrativas da monetização de áudio tem sido com empresas como a Midroll, através da injeção de publicidade nativa em podcasts Tier 1.