Como é que as pessoas na Dinamarca chamam aos grandes dinamarqueses?
Chama-se Grand Danois (Francês para os Grandes Dinamarqueses).
Foi usado na Dinamarca para a caça grossa (veados, javalis e lobos) desde cedo. Antes de 1886, duas raças de cães dinamarqueses eram reconhecidas como "puras". O "pequeno cão dinamarquês" e o "grande cão dinamarquês", com traduções francesas e alemãs destes termos usados ocasionalmente, e o pequeno, muitas vezes chamado de dálmata. Em 1886 "o cão dinamarquês" (hoje o Broholmer depois de uma mansão em Funen) foi reconhecido como uma raça dinamarquesa pura e havia agora duas raças de cães dinamarqueses grandes. Os padrões da raça foram estabelecidos por uma comissão da Associação de Caçadores Dinamarqueses em 1886, mas em 1897 a autoridade para regulamentar as raças de cães dinamarqueses foi assumida pela recém-criada Associação Dinamarquesa de Canis, que pertencia à Fédération Cynologique Internationale, cuja língua oficial era o francês, pelo que a versão francesa do nome se tornou a oficial.
Cães simples eram utilizados na Alemanha e o governo alemão aparentemente declarou a raça como Reichhund antes do Congresso de Berlim em 1878 e uma comissão liderada pelo Director do Zoológico de Berlim Heinrich Bodinus, o Kynologischer Verein Hectare, decidiu posteriormente chamar à raça "Deutsche Dogge", que foi o único nome aceite no Império Alemão a partir de 1880 (isto incluiu os dinamarqueses falantes do ducado de Schleswig, que naturalmente se ressentiram disso). Foi reconhecida como uma raça dinamarquesa em 1937 pela Fédération Cynologique Internationale, mas registada novamente em 1961 pela Verband für das Deutsche Hundewesen sem país de origem especificado, e aparentemente a Associação Dinamarquesa de Canis não tinha conhecimento disso ou não reagiu. Foi então registada como raça alemã em 1988 pela FCI, uma alegação que nunca foi aceite na Dinamarca. Portanto, existe uma longa disputa dinamarquesa/alemã sobre o seu país de origem. A Associação Dinamarquesa de Canis apresentou uma queixa à FCI em 2010, alegando que deveria ser novamente registada como dinamarquesa, mas não sei o que lhe deu origem. É como o andebol de equipa que tanto a Dinamarca como a Alemanha também afirmam ter inventado. Pelo menos temos a satisfação que se chama um Grande Dinamarquês na língua internacional dominante.
Artigos semelhantes
- Quais são alguns exemplos de Imperativas Culturais, Eletivas e Exclusivas na Dinamarca?
- Qual é a melhor maneira de comprar um cartão SIM pré-pago para chamadas e SMS para os EUA da Escócia, Dinamarca, Holanda, Bélgica?
- Como se chamam aquelas pessoas que usam preto o tempo todo?
- Porque é que algumas pessoas chamam jogos Pokemon como RPG?