Porque é que o meu telefone diz 5G E quando os Estados Unidos ainda não têm 5G?
Há alguns anos atrás, quando todos esperavam sem fôlego por 4g LTE, Sprint de repente anunciou que já tinha 4g.A sua 4g não era nada parecida com LTE e mal era tão boa quanto a 3g das outras operadoras. Mas ele cumpriu o requisito mínimo absoluto de alguém para a definição de 4g.
Verizon rapidamente saltou para aquele comboio e começou a chamar o seu serviço UMTS+ de 4g. No início a ATT tentou ridicularizar as outras operadoras dizendo que não estavam fornecendo 4g e que não deveriam chamar seu serviço de 4g. Mas adivinhe, o público não se importou. Sprint e Verizon tinham 4g e a ATT não. Não importava que a ATT e a Verizon estivessem oferecendo um serviço muito similar ou que a Sprint estivesse quilômetros atrás de qualquer uma delas. Na escola de opinião pública a AT&T estava perdendo a corrida de 4g.
A ATT rapidamente renomeou seu serviço de 3g para 4g, assim como os outros. E a ATT e a Verizon estavam praticamente de pescoço no que diz respeito ao real lançamento do LTE. Mas o dano foi feito. No que diz respeito ao público, a ATT ficou para trás. E jogando com o catch up.
ATT aprendeu uma dura lição na época e eles estão determinados a não serem derrotados novamente. Eles podem estar apenas ligeiramente à frente da Verizon em 5G roll out. Ou eles podem estar ligeiramente atrás. É impossível de dizer. Mas ambas as empresas irão lançar 5G mais ou menos na mesma velocidade e provavelmente completarão suas construções dentro de algumas semanas uma da outra.
Isso não importará se a ATT conseguir captar a atenção do público e fazer parecer que eles são os líderes.