Ligar/desligar uma televisão danifica-a?
Uma televisão moderna bem desenhada não será danificada por picos de tensão. No entanto, esse facto desmente a evidência de que muitas televisões não funcionam quando ligadas após um período significativo de desactivação. Tenha em mente que a maioria das TVs normalmente não são desligadas (ou seja, sem alimentação de energia); em vez disso, elas são colocadas em um estado de espera onde uma alimentação mínima de energia é mantida para que o "processador" da TV permaneça funcionando (ele pode responder a sinais de controle remoto, por exemplo. O seu temporizador continua a funcionar.)
No estado de espera, a TV continua realmente "ligada": está simplesmente a conservar energia ao não acender a tela.
Conversamente, quando uma TV está realmente desligada, não consome energia. Os televisores são frequentemente desligados completamente (se esta for uma opção) ou desligados da alimentação quando as pessoas se ausentam por um período prolongado. A TV esfriará até a temperatura ambiente.
Agora, a maioria das fontes de alimentação de TV contém um "capacitor de inicialização" que muitas vezes falha devido ao calor. Ele só entra em ação ao ligar a partir do frio. Se tiver falhado, então a TV não liga. Isto torna-se evidente apenas nas circunstâncias descritas - o televisor ficou sem energia durante algum tempo.
Outros condensadores também falham gradualmente mas mantêm as suas características de funcionamento desde que sejam mantidos quentes. Uma vez resfriados, eles (e o circuito que os contém) não podem mais funcionar. A TV não funcionará ou não funcionará corretamente quando ligada. Às vezes funcionará uma vez que tenha tido tempo para se aquecer. (Este sintoma deve ser tomado como um sinal de aviso de que tudo não está bem e provavelmente falhará completamente no momento mais inconveniente! Conserte-o agora.)
Finalmente, o arrefecimento permite que os materiais encolham. Consequentemente, as ligações podem falhar ou tornar-se intermitentes. Bater na TV ou dar-lhe tempo para aquecer pode consertá-la temporariamente.
E a questão ardente: deve desligar a TV quando sair de casa? O serviço de bombeiros diz "sim" (agora você vê o trocadilho deliberado). Mas, por uma questão de confiabilidade, o especialista em eletrônica diz "não".
Aqui está minha sugestão: alguns dias antes de você ir embora, e em uma hora conveniente, desligue a TV durante a noite. Se funcionar bem quando voltar de manhã, deve voltar a ligar quando voltar das férias. Se não funcionar, pode deixá-lo na oficina enquanto estiver fora, ou reciclá-lo e comprar um substituto.
Quanto tempo dura uma televisão? Pela minha experiência, uma boa durará cerca de cinco anos. Uma pobre (pense no modelo "Black Friday") vai durar o período de garantia mais um dia. Planeie com antecedência. E antes de perguntar "Qual modelo é melhor" ou "Eu preciso de uma nova TV" por favor leia "Você precisa de uma nova TV" para o Amazon Kindle pelo seu verdadeiro.
Eu já escrevi respostas similares mas raramente elas são evocadas para que ninguém as veja. Veja lista -> Martin