Como funciona o LNB sem o prato?
Se retirar a tampa da extremidade e olhar para baixo a buzina do LNB verá o elemento activo de uma antena, com alguns mm de comprimento devido às altas frequências utilizadas para Sat. TV. Os mesmos elementos para a TV digital terrestre têm alguns centímetros de comprimento.
No entanto, como as frequências utilizadas para Sat. são muito altas e muito fracas, é necessário um prato reflector para concentrar o sinal no LNB. Não só são fracas como a propagação se torna pior com frequências mais altas e é por isso que os telefones 5G precisarão de mais torres de antena.
Nos dias da TV analógica, quando a imagem era "neve" sem sinal, apontar o LNB sem a antena para um satélite de TV poderia ocasionalmente mostrar uma mudança no padrão de "neve" indicando que um sinal fraco estava presente, isto não funcionará com a TV digital. Também era possível com o analógico alinhar a antena sem um medidor, pois a imagem desbotou à medida que a antena era movida através do sinal do satélite.
Um LNB faz duas funções básicas, a buzina recolhe o sinal e guia-o para os elementos da antena onde é amplificado e convertido para uma frequência mais baixa, que pode ser transportada por cabo coaxial. Se a conversão para baixo não fosse feita, o sinal precisaria de um tubo de metal oco (um guia de onda) para levar o sinal para aquele Sat Set Top Box, não é muito conveniente.
Também existem satélites em órbita que utilizam frequências diferentes, alguns dos quais podem ser recebidos na antena de rastreio não muito diferentes da sua antena de TV yagi normal.