A Apple está a morrer?
Não está ocupado a nascer está ocupado a morrer
A Apple tem estado na vanguarda da centralidade do cliente há mais de uma década. Ao invés de projetar produtos que seus clientes queriam, eles inventaram produtos que foram mudanças de paradigma em termos de avanços na tecnologia. Eles não fizeram apenas novos produtos, eles criaram novos mercados.
Os seus produtos estavam tão à frente do que os clientes queriam que as pessoas ficassem desesperadas por qualquer coisa que oferecessem. Numa altura em que os leitores de MP3 tinham formas estranhas, pequena capacidade e difícil de usar, introduziram o iPod que revolucionou a música pessoal. Quando a Nokia estava criando aparelhos que estavam simplesmente ficando cada vez menores, a Apple introduziu o smartphone e mudou o mundo. Quando os laptops estavam ficando cansados eles introduziram o iPad.
Esses desenvolvimentos não eram simples passos à frente, eles eram enormes saltos à frente. Eles mudaram completamente o jogo. Os clientes nem sequer sabiam que queriam essas coisas porque nem sequer podiam conceber o passo em frente na tecnologia que era possível.
Sadly esses dias já se foram. A Apple quase se tornou uma paródia de si mesma. As descrições dos produtos, a publicidade e os anúncios dos produtos.
E agora existe o AirPod.
Para mim eles não fazem sentido, acho que parecem absolutamente ridículos. Mas, mais holisticamente, qual é o propósito que eles servem? Com a remoção da tomada dos auscultadores, eles tinham de fazer alguma coisa. Você já viu os acessórios que vêm com o novo iPhone? Airpods, fones de ouvido com um conector de iluminação e uma tomada padrão para um conector de iluminação.
Pensei que a Apple era sobre simplicidade? Agora vem com mais acessórios do que o gadget do inspetor, e isso só para ouvir música.
O que acontece se você quiser ouvir música e carregar seu telefone? Use os airPods...?
A Apple manteve o formato de um fone de ouvido existente e simplesmente cortou o fio. Sem nenhuma boa razão, eles mantiveram o formato externo da mesma forma, porque é assim que sempre foi. Eles quebraram a regra cardinal do design, à qual a maçã se recusou a aderir. Mesmo coisas simples, eles fizeram seus fones de ouvido brancos para se destacarem. Agora ele é matizado por uma similaridade genérica.
Parece preguiçoso e não está de acordo com a imagem e qualidade do produto que se tornou sinônimo de maçã.
Eu percebo o argumento de que a cauda do Airpod foi desenhada de uma forma que abriga a tecnologia que se conecta ao seu telefone mas que apenas reafirma a minha postura de preguiça.
E o Airpod é tão genérico. Eu entendo que eles não poderiam fazer 10.000 variações dependendo do tamanho do seu ouvido; mas um fone de ouvido intra-auricular sem fio, o que poderia dar errado?
Existem muitas decisões de design que foram tomadas sem consideração pelo uso humano.
A Apple sempre permaneceu à frente da curva, ignorando-o e construindo as coisas que queria. Eles sabiam que se construíssem coisas que fossem realmente belas, as pessoas viriam. E eles construíram novos mercados. O que eles estão fazendo agora parece exploração dos ávidos seguidores que eles criaram para ter lucro. Eles não devem mais sacrificar capital para criar produtos incríveis com um serviço incomparável.
Não entendo porque eles nunca criaram algo que fosse verdadeiramente in-ear e que fosse ajustável para garantir o ajuste. Algo que se deslocou para caber dentro da concha do ouvido. Teria sido tanto genérico como customizável para caber em cada pessoa. A Apple sempre foi sobre ser você individualmente, agora é preciso uma abordagem justaposta de um tamanho que cabe em todos.
Os airPods na verdade parecem uma paródia de um fone de ouvido Bluetooth, como os fones de ouvido handsfree que foram ridicularizados em anos passados. Eles não podem caber em todos os tipos de fones de ouvido e eles serão deixados cair, perdidos e esquecidos sobre mais do que qualquer sistema de fones de ouvido no mundo, talvez isso não seja uma coisa ruim.
Parece ser um progresso tecnológico para o progresso, embalando-o como um enorme avanço sem entender a realidade de que é um produto inferior. Eu entendo o desejo de ir sem fio, o que é inevitável, mas em algum momento, você precisa reconhecer os tradeoffs que você está fazendo.
Aple of old would have seen these tradeoffs and understood.
Não estou dizendo que eles não teriam ainda feito isso, na verdade, tenho certeza que eles teriam.
Mas eles teriam feito isso com muito mais pensamento para a humanidade e muito mais beleza.
Eles teriam entendido os casos de uso do item produto. Eu quero ser wireless quando estou correndo, mas se eu corresse com Airpods eu teria perdido os dois na primeira trilha.
E é isso que é o meu problema. A Apple tornou-se previsível, de forma consistente. Talvez, sem surpresa, o seu progresso implacável tenha abrandado para o sprint iterativo.
Eles devem ser aplaudidos pelo quão longe levaram a indústria tecnológica nos últimos 10 anos.
Mas parece que estamos a perder a Apple para a demência, continua a ser a mesma companhia, parece a mesma coisa mas algo não está bem e isso é triste, perdeu a faísca que a tornou lindamente diferente.
Artigos semelhantes
- A série de aparelhos Samsung Galaxy Note está a morrer e a diminuir ou está a cumprir a sua promessa inicial? Porquê ou porque não?
- O Pokémon GO está a morrer ou está apenas a nivelar?
- A Apple One, em ₹195 por mês e que inclui Apple Music, Apple TV Plus, Apple Arcade, e iCloud terá sucesso na Índia?
- Se Apple mais Apple é igual a duas Maçãs, o que é Apple times Apple?