Como notificar os usuários quando o aplicativo Android recebe uma nova versão
Building seu primeiro aplicativo Android não tem que ser difícil. Se você não for muito ambicioso, então você pode quebrar o processo em alguns passos simples e evitar se sobrecarregar de uma só vez. O truque é fazer o seu primeiro aplicativo relativamente simples e focar na criação de algo. Não tente criar seu primeiro opus magnum - construa algo pequeno para aprender as cordas e entender como tudo isso funciona. Isso lhe dará a compreensão e a confiança que você precisa para crescer na próxima vez.
Neste post, vou mostrar exatamente como fazer isso em 10 passos simples. Iremos desde o início e ideação inicial, até ao upload da sua aplicação para a Play Store.
Ideation.
Antes de poder começar, você obviamente precisa de ter uma ideia do que vai criar. Trabalhar para um projeto torna a aprendizagem muito mais fácil, pois cria contexto e direção. Assim, o seu primeiro passo é a ideação - chegando a um conceito de aplicativo legal.
O objetivo aqui não é se tornar o próximo Mark Zuckerberg com uma idéia que muda o mundo. Ao invés disso, o objetivo deve ser criar algo que seja o mais simples possível enquanto ainda é divertido/interessante. Não o torne tão aborrecido que não o queira fazer, mas tente evitar ao máximo funções complexas. O ideal é que o aplicativo requeira apenas uma 'tela' (atividade) e envolva algumas interações simples para que algo aconteça quando o usuário apertar um botão. Considere um desafio fazer algo que seja realmente útil com a quantidade mínima de código.
Desenhar uma wireframe.
Agora você sabe o que quer criar, você deve inventar uma wireframe básica para a aplicação. Wireframing é uma expressão frequentemente usada em web design, mas também se aplica aqui. Significa desenhar um mapa das telas individuais (se você vai ter mais de uma), dos botões, e de qualquer gráfico que você vai usar (como logotipos, imagens, fundos, etc.). Isto lhe dará um bom esboço de tudo que você precisa para criar.
Selecionar sua IDE e configurá-la.
O próximo passo é escolher sua IDE e linguagem de programação e depois configurar. O IDE é o seu 'Ambiente Integrado de Desenvolvimento'; um software que fornece tudo o que você precisa para desenvolver suas aplicações. Este software vai fornecer a janela onde você vai inserir seu código, vai verificá-lo e formatá-lo conforme você digita e vai compilar tudo para você quando você estiver pronto para testá-lo ou publicá-lo. A IDE não é a linguagem de programação em si, portanto, dependendo do método que você estiver usando, você também vai precisar baixar o Kit de Desenvolvimento de Software, que contém os compiladores para a linguagem de programação em si. Mas não se preocupe com isso, basta seguir os passos descritos e tudo será tratado por você.
Aprendendo o básico de Java.
Como estamos usando o Android Studio e Java para construir nossa aplicação, certamente será útil aprender um pouco de Java. Não há necessidade de se tornar um assistente de codificação nesta fase, mas você deve pelo menos saber como é a formatação e você deve estar familiarizado com alguns conceitos simples como variáveis, classes e declarações condicionais.
Criar/adquirir suas imagens.
Isso foi um pouco pesado, então para o quinto dia vamos voltar a fazer algo um pouco mais fácil e divertido. Especificamente, nós vamos criar e adquirir as imagens que precisamos. Você deve saber exatamente que tipos de materiais você vai querer baseado no seu wireframe e que incluirá coisas como ícones, logos e fundos.
Building the layout.
Agora você vai criar seu layout no Android Studio usando o 'designer'. Esta é uma ferramenta que lhe permite simplesmente arrastar e soltar os widgets (também chamados de 'views') onde você quer que eles estejam na página. Você precisará iniciar um novo projeto no Android Studio para fazer isso, mas ainda não haverá nenhuma codificação necessária neste ponto (exceto talvez um pouco de XML). Para iniciar um novo projeto, selecione Arquivo > Novo > Novo Projeto. Siga os passos seleccionando um nome para o seu projecto e para as suas actividades e escolha 'Empty Activity'.
Escrever o código.
Agora vem a parte mais desafiante - adicionar o código. Você conhece o básico de Java e já tem seus widgets/visões no lugar. Agora você vai abrir o arquivo Java para sua atividade principal e simplesmente criar alguns eventos 'onClick' para adicionar código que será executado apenas quando os usuários clicarem em um botão específico ou tomarem uma ação específica.
Implementando funcionalidades mais avançadas.
Você provavelmente não terminou completamente seu código em um dia com apenas algumas horas de aprendizagem de Java (a menos que você seja algum tipo de prodígio!), então esse pouco vai demorar um pouco mais. É por isso que eu estou reservando dois dias para adicionar o código...
Por agora, você deve ter algumas das funcionalidades básicas no lugar para que seu aplicativo responda a cliques de botão (de uma forma ou de outra) e talvez armazene algumas variáveis.
Adicionando um pouco mais de polimento.
Sendo realista, a sua aplicação provavelmente ainda está um pouco áspera neste ponto, então você deve fazer alguns testes de stress para ter certeza de que não vai quebrar o tempo todo e talvez adicionar algum polimento aqui e ali também.
Publicando sua aplicação.
Finalmente, você precisa publicar sua aplicação. Isso significa que você precisa assinar seu aplicativo e criar um novo APK (o arquivo de instalação que os usuários irão baixar para usar seu aplicativo). A assinatura é uma forma de certificação que garante que ninguém, exceto você pode fazer upload de atualizações, etc. A documentação oficial pode ser encontrada aqui. Você também deve ver esta página para descobrir como construir um APK pronto para lançamento através do Android Studio.
Artigos semelhantes
- Como desligar o rastreamento de localização no Life360 sem notificar os Círculos
- A minha operadora telefónica vai saber e notificar-me se eu trocar o meu cartão SIM por outro telefone?
- Qual é a melhor maneira de notificar os contatos que possam se importar com o seu novo número de celular?
- O Xfinity Flex recebe boas críticas de seus usuários, ou luta entre os concorrentes?