Casa > O > Os Céus Nocturnos São Todos Sóis?

Os céus nocturnos são todos sóis?

O céu noturno é todo sóis?

Sim, quase tudo o que vemos com os nossos olhos no céu noturno como 'estrelas', são estrelas reais (ou sóis, como foi dito na pergunta, presumivelmente para evitar usar a palavra 'estrelas' duas vezes, com significados diferentes).

O número de estrelas que uma pessoa média pode ver com um olho nu é na verdade surpreendentemente baixo: cerca de 9000. De um determinado local em um determinado momento, apenas metade da esfera celestial é visível, de modo que o número se torna 4500. E isso é numa noite com céu limpo, sem lua e sem poluição luminosa. Para uma área suburbana, esse número pode ser reduzido por um factor de 10 (para dizer 500), enquanto numa cidade se pode ver 50 estrelas ou menos, mesmo numa boa noite.

Quais são os outros objectos que podemos ver:

>ul>>li>Planetas - Mercúrio, Vénus, Marte, Saturno e Júpiter são todos bastante brilhantes, mas tipicamente apenas dois ou três serão visíveis ao mesmo tempo. A Via Láctea - A nossa própria galáxia, visível em boas condições de visão como uma faixa de luz nebulosa, arquear-se através do céu nocturno. A luz vem de bilhões de estrelas, que no entanto estão muito longe e muito próximas umas das outras para serem discernidas.Galáxias - Uma pessoa comum verá uma ou duas, na melhor das hipóteses. Elas não se parecem realmente com estrelas. Andrómeda (visível no hemisfério norte) parece uma pequena mancha tênue. Nossos olhos só conseguem ver seu centro denso, mas se pudéssemos ver suas partes mais fracas, ela pareceria seis vezes maior que a lua! As duas nuvens de Magalhães (visíveis no hemisfério sul) são galáxias anãs, mas estão muito mais próximas de nós do que Andrómeda. Parecem duas manchas, ou "manchas destacadas" da Via Láctea. Mais algumas galáxias podem ser avistadas em muito boas condições de visão, se soubermos o que procurar. O resto de centenas de bilhões de galáxias¹ estão muito longe e muito fracas para serem vistas a olho nu. Estas só podem ser observadas com telescópios, com a ajuda adicional de longas exposições.li>Nebulae - Também chamados de viveiros estelares. A Nebulosa de Orion é a 'estrela' do meio na espada de Orion, abaixo da cintura de Orion. No hemisfério sul, a Nebulosa de Carina é ainda mais brilhante.Clusters - Os aglomerados mais notáveis são as Plêiades e os Hyades. Ambos estão suficientemente próximos para que as suas estrelas mais brilhantes possam ser vistas como estrelas separadas. Aglomerados que estão mais longe aparecem a olho nu como pequenas manchas de nevoeiro (por exemplo, M35, M44) ou podem até parecer ser meras estrelas (por exemplo, Omega Centauri e 47 Tucanae). Em condições de visão moderada não é provável que os vejamos de todo.>li>Cometas - Os cometas não são tão raros como se poderia pensar, mas a maioria são muito pequenos ou não se aproximam o suficiente do sol, e portanto não podem ser vistos a olho nu. Quando um pode ser visto, certamente estará nas notícias. Essas raras aparências podem estar décadas separadas, então ver um cometa e sua cauda com seus próprios olhos é mais ou menos uma oportunidade única na vida!p>p> Então, de uma área suburbana, assumindo que você vê 500 estrelas individuais, 3 planetas e 1 nebulosa, mais de 99% do que você vê são estrelas (ou sóis distantes, por assim dizer).

Para ser honesto, o que vemos como uma 'estrela no céu' individual, pode não ser de fato uma estrela individual, mas sim duas ou mais estrelas orbitando uma à outra em estreita proximidade. Surpreendentemente, estima-se que mais da metade das estrelas são na verdade estrelas binárias ou em alguns casos até mesmo múltiplos sistemas estelares.

Também existem estrelas duplas que não são verdadeiros binários. Algumas são estrelas separadas que são gravitacionalmente ligadas, outras são simplesmente duas estrelas que simplesmente parecem estar próximas umas das outras da nossa perspectiva.

[1] - De acordo com as últimas estimativas, existem mais galáxias no universo observável (2000 bilhões) do que estrelas na nossa galáxia Via Láctea (100-400 bilhões). Mas ambas as estimativas são muito aproximadas, por isso é mais seguro dizer 'centenas de bilhões'.

De Stesha

Você assistiu ao canal (WAM!) nos anos 2000? Ele transmitiu The Tribe, Higher Ground, Caught in the Middle, e Edgemont. :: Quem acha que foi o maior guerreiro da série de TV Spartacus Starz?