Quão realista é a série de TV Spartacus?
Deixa-me primeiro começar com o que provavelmente foi exacto. Isto pode surpreender muitos, mas a violência, sexo e nudez eram provavelmente representações precisas da vida Romana Antiga. Roma era uma cultura violenta e militarista, mesmo pelos padrões do mundo Antigo e, portanto, o derramamento de sangue e o caos faziam muito parte da vida romana diária. Os romanos também eram muito mais abertos sobre sexo do que a Europa da Idade Média ou mesmo dos tempos modernos. Havia banhos públicos onde pessoas de todas as camadas sociais se banhavam juntas. A nudez em público era comum, as roupas eram soltas e a roupa interior incomum. A monogamia, embora não incomum, estava longe de ser universal, especialmente entre a elite que se dedicava a vários debates. De todas as coisas que a sociedade romana profundamente hierárquica e conservadora olhava para baixo, o sexo era't um. Isto é'não é difícil de entender uma vez que você percebe que Roma era'não guiada pelo rigoroso código moral judaico-cristão, como mais tarde foi a Europa cristianizada. Outra descrição provavelmente precisa é a da escravidão. A escravidão ao longo da história foi um sistema brutal e explorador e em Roma não foi diferente. O valor da vida humana era pouco no mundo antigo e o de um escravo ainda menos. Os mestres os obrigavam a fazer uma quantidade desumana de trabalho e a mantê-los em condições de inacabamento e podiam derrubá-los à vontade e não enfrentar consequências por isso.>p>Agora chegando às imprecisões. Sendo um espectáculo de entretenimento e não um documentário, há muitos. Mas as principais são as seguintes.Dada a extensão das lesões físicas que um gladiador tinha de suportar em cada luta e a ineficácia da medicina na época, mesmo os melhores gladiadores lutavam no máximo meia dúzia de lutas por ano, geralmente menos. Na série, Spartacus e outros gladiadores lutam dezenas de lutas. Além disso, as lutas de gladiadores, por mais sangrentos e violentos que fossem, raramente eram lutas até a morte, embora as mortes pudessem e acontecessem. A morte na arena era normalmente para os criminosos serem executados. Além disso, Crixus se separou de Spartacus muito antes do que mostrado na série.
Parte dessas imprecisões históricas, há muitas coisas para as quais não há provas, mas dado que pouco se sabe de Spartacus' vida anterior, também não temos provas do contrário. Por exemplo, não há evidências de que Spartacus tenha servido sob ou mesmo conhecido Cláudio Glaber antes do seu encontro em batalha no Monte Vesúvio, embora ele provavelmente tenha servido como mercenário no exército romano e posteriormente desertou. Isto foi provavelmente apenas um detalhe adicionado para alargar o enredo. Também não se sabe se o objetivo final dos rebeldes era acabar com a escravidão na República Romana, especialmente porque muitas de suas próprias ações como massacre, pilhagem e estupro eram condenáveis.
Existem inúmeros outros pequenos erros e imprecisões, mas se eu entrar neles este post vai continuar por páginas. Vejo que isso'já é bem grande! No geral o programa é ótimo e para uma série de TV de entretenimento, tem relativamente poucas imprecisões e eu recomendo assistir a ele. Espero que isto ajude :)