Como é que o pixel do Facebook rastreia apenas o tráfego do Facebook?
O pixel do Facebook rastreia todo o tráfego. O que ele faz, no entanto, é que ele é capaz de combinar um visitante daquela página com um ID de usuário do Facebook. Como ele faz isso, bem uma maneira de ver isso é que cada combinação de computador e navegador e usuário tem uma assinatura. Se um usuário com um determinado navegador e um determinado computador visitar o Facebook, então essa assinatura é associada ao ID do Facebook exclusivo desse usuário. Assim, um determinado ID do Facebook pode ter muitas dessas combinações associadas a ele, ou seja, computador de trabalho + cromo, computador de trabalho + IE, computador doméstico + firefox, telefone + safari, etc.
Quando uma página web que tem um pixel do Facebook instalado é visitada por um usuário, o Facebook é capaz de registrar que em um determinado momento, um usuário com uma determinada assinatura visitou a página. Tal como o google analytics faz. As chances são de que o Facebook possa combinar essa assinatura com um ID.
O que isso significa é que o usuário não precisa vir diretamente do Facebook para ser contado. Eles podem vir meses, anos após a sua última visita ao Facebook, e ainda ser identificados pelo pixel.
Agora se considerarmos a conversão, o Facebook é capaz de comparar pessoas que viram um anúncio específico e pessoas que vêem o pixel (o que significa que eles realizaram uma certa ação no site). Isso é especialmente importante se essas pessoas não vêm diretamente do Facebook (ou seja, clicando no anúncio, comprando a coisa ou o que quer que seja). Uma das principais reivindicações dos anúncios do Facebook é que os anúncios permanecem efetivos muito tempo depois de serem vistos. Então, se um usuário vê um anúncio do Facebook, então uma semana depois realiza uma ação, essa ação pode ser atribuída ao anúncio (ou, deve ser de acordo com o Facebook :) )
O pixel do Facebook é mais eficaz no rastreamento de conversões do que os cookies, porque os cookies estão vinculados a um navegador. Eles não podem rastrear um usuário através de navegadores ou dispositivos. E as conversões mais longas são mais prováveis de serem cruzadas.