Qual é o tamanho do processador Snapdragon 888 em NM?
P>Primeiro a desligar o Hz é a taxa de relógio de um dispositivo de processamento. Quantos ticks de relógio são feitos por segundo, cada tick significa que uma parte de um cálculo pode ser feita.
Usualmente quando há mais destes, também significa que há mais electricidade a fluir através desse componente, apenas porque acontece mais vezes, mas provavelmente também porque requer uma tensão mais alta para que os sinais possam ser distinguidos uns dos outros. E com mais electricidade a fluir mais calor também é gerado.
O inverso é que se os ticks do relógio acontecerem mais rapidamente os cálculos reais podem ser feitos mais rapidamente.
Então os componentes de processamento modernos são concebidos para funcionar como uma taxa de relógio mais baixa para reduzir a energia consumida e diminuir a quantidade de calor que produzem. Isto é o que se chama seu relógio "base".
No entanto, para não os fazer sentir lentos, sempre que eles notarem muitos pedidos reais de cálculos. Eles mudam a taxa do relógio para um Hz mais alto para que eles possam realizar aqueles a uma velocidade mais rápida. Isso é chamado de relógio de impulso ("turbo" é apenas uma palavra de marketing e não significa absolutamente nada nesse contexto - pense nisso como a palavra "muito" ou "rápido" ou "incrível", na verdade essas seriam mais apropriadas já que não há turbinas girando aqui, portanto sem "turbo").
Com um termo como "turbo impulso até 4,1 GHz": Isto refere-se a um máximo de 4 100 000 000 carrapatos de relógio num segundo. Isso não significa que ele sempre funcionará tão rápido, mas o máximo que ele pode alcançar se houver energia suficiente disponível e ainda estiver frio o suficiente. Normalmente o impulso dura apenas alguns minutos, porque esses fatores tendem a causar problemas. E quase nunca todas as unidades de cálculo são impulsionadas a este ponto de uma vez.
Usualmente você vê algo como uma CPU listada como um relógio base de (digamos) 2.0GHz e um boost de 4.1 GHz. Isso significa que em geral sua taxa de clock é de 2 bilhões de ticks por segundo, mas ele pode impulsionar (pelo menos um de seus núcleos) até um máximo de 4,1 bilhões por um curto período de tempo.
Nota, uma taxa de clock mais alta faz com que o processador tenha um desempenho mais rápido do que teria a uma taxa mais baixa. Mas isso não significa que você pode comparar dois processadores simplesmente olhando para seus Hz. A quantidade de trabalho feito em cada clock tick varia de um processador para o outro - referido como IPC (Instructions Per Cycle). Também muitas funções especiais estão em um processador enquanto não em outro, permitindo que alguns cálculos sejam feitos de forma mais otimizada e precisando de menos ticks de relógio para completar. Sem mencionar que os processadores têm mais de uma unidade de cálculo (núcleos) capaz de realizar cálculos separados no mesmo momento.
Então você pode encontrar um processador capaz de superar outro mesmo quando suas taxas de clock são mais baixas.