Qual a sua opinião sobre a liderança da torcida se tornar um esporte olímpico?
A liderança pode ser bonita e atlética, mas como é praticada atualmente, muitas vezes também é muito focada no espetáculo e na bravura, com custos e riscos para a segurança dos atletas e dançarinos. Além disso, as líderes de torcida sexualizam as mulheres de uma forma inusitada, com coreografias que, embora nem sempre tenham valor artístico ou atlético redimido, destacam, enfatizam e usam a sexualidade feminina para vender ingressos, realçar os efeitos da publicidade e construir uma base comercial. Finalmente, cheerleading é um esporte que não tem muita centralização, que pode ser bom ou ruim, dependendo do contexto, mas definitivamente abre a porta para charlatães que têm pouco conhecimento científico ou técnico, mas por isso mesmo pode abusar de seu poder para buscar um resultado.Overtodo, não há razão alguma para que cheerleading não se torne um esporte olímpico. Quando bem feito, pode ser, sem dúvida, tão excitante a nível atlético e mesmo artisticamente rico como, por exemplo, a ginástica rítmica ou a ginástica artística ou mesmo a patinagem artística. Embora a patinagem artística, com seus programas um pouco mais longos e foco no fluxo do movimento não apenas nas habilidades discretas, tende a ser a mais artística de todas as artes-desportivas - ginástica de qualquer tipo, cheerleading ou patinação artística.
Para que a cheerleading se torne um esporte olímpico, padrões claros, tanto estéticos quanto técnicos, precisam ser estabelecidos, assim como critérios específicos pelos quais julgar o cumprimento e a qualidade desses padrões. Finalmente, questões como abuso sexual e físico, excesso de trabalho, pagamento insuficiente, exploração e abuso financeiro e igualdade de género e direitos das mulheres precisam de ser abordadas - embora isto não seja exclusivo da claque.
Porque a claque envolve grandes grupos de pessoas que trabalham em concerto de uma forma que a ginástica e a patinagem artística (excepto a patinagem artística sincronizada) não fazem, tem o potencial de combinar atletismo e arte e trabalho de equipa de uma forma única. Isto pode ser muito emocionante para as Olimpíadas. Contudo, para que a claque seja um desporto olímpico viável, é necessário um maior grau de centralização, assim como uma especificação dos padrões precisos tanto técnicos como atléticos, por um lado, estéticos e estilísticos, por outro, que tornem a claque "boa". E, claro, algo precisa ser feito sobre as tendências sexistas e elitistas do esporte.
Artigos semelhantes
- Qual é a sua opinião sobre o telemóvel Samsung Galaxy S21 Plus? Qual a sua opinião sobre o Samsung Galaxy S21 Plus?
- Porque é que o logótipo olímpico 5 toca?
- Se Huawei perder a guerra em 5G fora da China, significa que a marcha da China para a liderança global de 5G ou mesmo 6G é frustrada?
- O que é um nome criativo para o treinamento de Liderança?