Um MacBook com uma barra de toque vale a pena?
Eu tenho um segundo MacBook com Touchbar, não porque eu quisesse, mas porque queria a opção de tela maior (15/16″) e esses só estão disponíveis com Touchbar. Sinceramente, eu preferia as teclas físicas em vez de Touchbar.
O problema é que sou o tipo de utilizador que não olha para o teclado enquanto o utiliza (digitando, usando atalhos de teclado, aumentando e diminuindo o volume/brilho, etc...)
Touchbar parece-me inútil porque requer que você olhe para o teclado. Isto está de alguma forma a derrotar a razão pela qual o teclado é tão eficaz - você pode olhar para a tela sem interrupção e ainda usar o teclado em todo o seu potencial. Ironicamente, a Touchbar remove um dos sentidos que podemos usar para a interação: o toque. Já reparou que as teclas F e J em cada teclado têm pequenas saliências?
Não reparo há anos que as estou a usar instintivamente como "âncora" para saber, onde os meus dedos estão exactamente a descansar no teclado, por isso não preciso de olhar para baixo no teclado. Muitas pessoas provavelmente não percebem que também o usam. E esta é uma enorme diferença entre teclado físico e Touchbar: Você nunca poderá saber, que botões você está tocando, não só porque eles não são físicos e você não pode (ironicamente) tocá-los, mas também porque os botões mudam de acordo com onde você está focado dentro da aplicação. Você pode se lembrar de algumas colocações de alguns botões em algumas aplicações e em ações específicas ou foco dentro da aplicação, mas isso ainda é muito limitado e propenso a erros.
Então eu acabei customizando a barra Touch usando a aplicação de terceiros de uma forma que ela sempre exibe os mesmos botões, na verdade o mesmo para o qual eu sou usado no teclado físico. Por padrão há brilho para cima / baixo, volume ligado / desligado, para cima / baixo (eu não gosto desses controles deslizantes porque é mais complicado do que simplesmente tocar um botão) + media play, próximo e anterior. Ao pressionar a tecla fn, eles mudam para os botões F1, F2,... que ocasionalmente uso em algumas aplicações. Claro, eu obteria exatamente a mesma funcionalidade sem a barra Touchbar. É por isso que eu acho que Touchbar não é muito útil para um usuário potente, mas também não é realmente útil para um usuário menos experiente. A única coisa que eu faria uso dele é o emojis input, pois você não pode facilmente substituí-lo no teclado físico. Mas a parte divertida é que não é fácil pôr este recurso a funcionar em todos os aplicativos de forma consistente e eu nem sequer fui capaz de tê-lo a funcionar em todo o lado por aplicativos de terceiros que utilizo para personalizar o Touchbar.
No geral, eu acredito que a Apple só precisava de parecer "inovadora" depois de um pouco de histeria em massa de que a Apple "já não é inovadora". Sim, é difícil para as pessoas justificarem a compra de um novo portátil muito caro que é "apenas" mais rápido, com um ecrã ligeiramente melhor e tempo de bateria um pouco melhor. Eles querem ver algo novo, colorido, em movimento, piscando,... Não importa, se é realmente útil ou não.
Artigos semelhantes
- Posso tocar Fortnite num MacBook Pro 13' com uma barra de toque, ou será mau para o meu Mac?
- Qual é a diferença entre uma barra de tarefas e uma barra de ferramentas?
- Vale a pena comprar um MacBook Pro 2012 unibody em 2020? Eu preciso de um MacBook barato para a escola.
- Vale a pena para obter o M1 MacBook Air sobre o M1 MacBook Pro?