Casa > C > Como É Que Os Estúdios Anime Ganham Dinheiro Quando A Maioria Dos Anime Estão Disponíveis Online Ilegalmente E De Forma Gratuita?

Como é que os estúdios anime ganham dinheiro quando a maioria dos anime estão disponíveis online ilegalmente e de forma gratuita?

Os estúdios anime ganham as suas receitas a partir de várias fontes. Quando o anime é distribuído online sem autorização legal, nem todos os fluxos de receitas de um estúdio são igualmente afectados. Isso não significa que a distribuição ilegal de anime não seja prejudicial. Ao contrário, a distribuição ilegal impacta a indústria do anime em fluxos de receita específicos que são essenciais para manter um negócio sustentável.

Para entender os efeitos da distribuição ilegal de anime, é importante primeiro entender o modelo de receita de um estúdio de anime.

Nada toda a receita obtida com um projeto de anime vai para o estúdio.

Cada projeto de anime tem investidores que formam um "comitê de produção" (製作委員会) juntando fundos. O comitê então contrata uma equipe de animadores, artistas e pessoal técnico que criam a série anime. Na maioria dos casos, essa equipe é empregada por um estúdio de anime, mas não é raro que produtores também contratem freelancers e animadores independentes para trabalhar com o estúdio durante toda a produção.

main-qimg-59c0803bd7eaeac128ca785ed71a2d2a

O quanto cada investidor ganha com uma determinada produção de anime depende dos arranjos do contrato do projeto. Em muitos casos, um estúdio também ganha uma parte da receita total da produção. Em outros casos, ele ganha uma quantia pré-determinada pelo acordo de contratação.

A tabela abaixo, baseada nos dados da indústria de 2016 da Associação das Animações Japonesas, resume as receitas (em bilhões de ienes) recebidas pelos estúdios anime em vários fluxos de receitas, em comparação com o valor total de mercado desses fluxos.

main-qimg-138cf662dabfc1f05a997392a03c6e28

Os valores estão em bilhões de ienes.

Estes números mostram que os estúdios anime ainda ganham metade de suas receitas (um total de ¥115,4 bilhões) dos canais de distribuição nacionais do Japão - taxas de direitos de transmissão, receitas de produção teatral, vendas de Blu-ray e DVD e vendas de distribuição digital.

De todas as fontes de receita, os estúdios ganham a maior parte (62% da receita total) quando suas produções são transmitidas em redes de televisão nacionais. Em contraste, apenas uma pequena porcentagem das taxas de licenciamento no exterior, vendas de mercadorias e outras vendas de formatos de entretenimento fora da tela vão para os estúdios anime.

Como a distribuição ilegal de anime afeta as receitas dos estúdios?

Quando o anime é distribuído sem autorização na Internet, principalmente três fluxos de receita são afetados:

  1. Vendas de vídeos caseiros em Blu-ray e DVD,>li> Distribuição na Internet em canais digitais oficiais, e>li>Vendas de direitos de licenciamento para distribuidores no exterior.
>p>A disponibilidade de anime por meios não autorizados reduz a demanda dos clientes nesses três fluxos de receita. A distribuição ilegal afeta não só a demanda do exterior, mas também a demanda doméstica. É por isso que as autoridades japonesas perseguem constantemente casos de pirataria dentro de sua jurisdição. As vendas físicas de Blu-ray e DVDs já estão em tendência decrescente, por isso a indústria está tentando se proteger da pirataria online no Japão através de canais de distribuição digital nacionais.

Rechamada acima de que, hoje, apenas 6% da receita das taxas de licenciamento no exterior encontram seu caminho de volta aos estúdios de anime. Embora isso pareça ser uma pequena parcela, esses 6% contribuem com 20% da receita total dos estúdios anime. Na verdade, esse fluxo de receita é mais significativo para os estúdios anime hoje do que nunca. Em comparação, a receita das taxas de licenciamento no exterior só representou 10% da receita total dos estúdios anime em 2014.

Por enquanto, os estúdios anime têm sobrevivido confiando nas fontes de receita domésticas. Mas isso vai mudar à medida que a indústria se tornar mais dependente de mercados estrangeiros inexplorados.

Em mercados onde a pirataria online é predominante, os produtores japoneses terão alguma dificuldade em encontrar parceiros de distribuição local. Isso inibe o crescimento do fluxo de receita de licenciamento, tornando mais difícil para produtores e estúdios de anime manter os negócios em funcionamento se as receitas domésticas continuarem a cair enquanto eles são incapazes de crescer nos mercados estrangeiros.

main-qimg-ffb46afc3ddf392ec8386d9321699e59

"Current State of Anime Production Companies", edição de fevereiro de 2017 da revista iP! Os nomes dos estúdios são plotados no gráfico com base no número de produções (eixo x) e há quanto tempo eles estão operando no setor (eixo y).

De Kelwen

Quais são as vantagens do DJI Osmo Pocket 2 em relação a outros produtos similares no mercado? :: O que é o modo giratório e o modo cardan na Asa LG?