Quais são os programas usados para fazer anime japonês? Que software típico os estúdios de anime usam?
Quando se fala estritamente de etapas na produção de animação (ao contrário de pós-produção como edição, mixagem de som, etc.), os estúdios de anime no Japão normalmente usam softwares da RETAS STUDIO e do Adobe Creative Suite.
RETAS TraceMan e RETAS PaintMan são especialmente populares nos estúdios de anime tradicionais que ainda têm animadores desenhando quadros-chave em papel. A chave e entre quadros de animação são então digitalizados e rastreados com TraceMan.
De lá, os quadros de animação digital são coloridos no PaintMan antes de serem colocados nas imagens de fundo.
A série de software RETAS foi criada em 1991 por uma empresa japonesa chamada Celsys. Em 1993, a Toei Animation tornou-se o primeiro estúdio a adotar o programa para uso no processo de produção do anime. Por volta de 2000, foi dito que praticamente todos os estúdios de anime estavam usando o software RETAS para digitalizar e colorir desenhos de anime.
Later on, a Toei Animation ajudou a Celsys no desenvolvimento de uma ferramenta de desenho digital chamada PencilMan. O software foi mais tarde renomeado Stylos quando a série de programas RETAS foi agrupada e renomeada RETAS STUDIO. A maioria dos estúdios de anime, no entanto, resistiram à transição de desenhos em papel para desenhos em um computador tablet, então o uso do Stylos não é tão difundido como o TraceMan ou PaintMan.
Celsys também é o desenvolvedor do software mais moderno CLIP STUDIO PAINT, que foi lançado em 2012. Este produto foi inicialmente desenhado para ilustradores e animadores independentes, mas Celsys tem planos de torná-lo mais atraente para animadores profissionais no futuro, possivelmente como uma futura substituição de RETAS.
Adobe Photoshop e Adobe After Effects também são críticos nas etapas de processamento visual. Esta etapa inclui a fotografia e a adição de efeitos visuais.
Quando o Photoshop e o After Effects são aplicados sobre desenhos coloridos feitos no TraceMan e no PaintMan, o resultado é muito parecido com o que os espectadores veriam hoje em dia no anime.
Existem alguns estúdios que também usam outros produtos, como o Animo (desenvolvido pela agora extinta empresa inglesa Cambridge Animation Systems). Sabe-se que a produção I.G e Studio Deen utilizaram Animo em algum momento para a produção de anime.
Outros, os programas de software da RETAS e Adobe são geralmente as ferramentas padrão utilizadas no processo de produção dos estúdios de anime japoneses de hoje.
Artigos semelhantes
- Onde posso encontrar legendas em japonês para anime japonês?
- Como o imperador japonês Hirohito foi visto pelo público japonês contemporâneo após a rendição em agosto de 1945?
- Como é que os estúdios anime ganham dinheiro quando a maioria dos anime estão disponíveis online ilegalmente e de forma gratuita?
- Quais são as lentes que os estúdios usam para retratos de família?