Cores (visão): Podemos ver o violeta espectral a partir de um computador ou de um ecrã de televisão?
Monitores não emitem deliberadamente luz na faixa de freqüência violeta. Mesmo assim, eles podem produzir o que vemos como luz violeta.
A razão para isso é que a frequência da luz que chamamos de "azul", na verdade estimula as células do cone fotoreceptor azul em nossos olhos que, quando estimuladas por eles mesmos, sozinhas, nos dão a sensação de ver violeta - não azul.
Vemos azul porque a luz azul também dispara os cones verdes, e a combinação destes dois tipos de cones celulares disparando na razão particular associada, nos dá a sensação de ver azul.
Existem duas maneiras distintas de fazer com que os cones "azuis" disparem efetivamente por si mesmos, produzindo a sensação de ver violeta.
Uma maneira é usar a luz violeta. Isto estimula os cones "azuis" sem estimular muito os cones vermelhos ou verdes. Os monitores normalmente não conseguem fazer isto, porque são construídos com pixels vermelhos, verdes e azuis.
Uma outra maneira é usar a luz azul, mas acrescentando alguma luz vermelha.
Toma a combinação:
(alguma luz vermelha) + (muita luz azul)
A luz vermelha estimula principalmente os cones vermelhos, enquanto que a luz azul estimula principalmente as células cone verde e azul.
No que diz respeito aos nossos olhos, temos então os três tipos de receptores de cor a disparar, mais os cones azuis estão a disparar ainda mais que os outros. A combinação dos três é percebida como branca e pode ser simplesmente filtrada pelo nosso cérebro. O que sobra é como se apenas os cones azuis estivessem disparando, e isso nos dá a sensação de ver roxo.
É também por isso que, mesmo que a luz visível esteja sobre um espectro do vermelho ao violeta, ela nos parece mais como um círculo, com o violeta desaparecendo de volta para o vermelho. A adição de quantidades crescentes de luz vermelha à luz azul produz primeiro a sensação de ver violeta, depois uma tonalidade mais avermelhada à medida que continuamos a adicionar vermelho, até finalmente voltarmos completamente ao vermelho.
Para ilustrar o ponto, abaixo está uma amostra de cor de 1772, embora pareça ter sido transplantada de um monitor LCD moderno para uma pintura antiga. Vários outros tipos de amostra de cores de aparência moderna também podem ser encontrados do mesmo período - como eu descobri hoje enquanto navegava na Wikipédia. Isso foi necessário por eu ter ficado temporariamente convencido de que havia uma cor secundária realmente interessante entre o verde e o azul, que não existe (semelhante ao amarelo, que parece que deveria ser uma cor primária e não é). Só há azul claro ou azul-verde, dependendo se trabalhamos com tintas (mistura subtrativa de cores - mais tinta apenas subtrai mais cores da luz que depois é refletida) ou luz (mistura aditiva de cores).
Estou fora agora para ter meu cérebro examinado.
Artigos semelhantes
- Como o vermelho e o violeta estão em extremos opostos do espectro de cores, por que se adquire violeta quando se mistura pigmento vermelho e azul?
- Qual a mistura de cores para fazer violeta?
- Qual é o significado das cores do logotipo do Google? Por que escolheram duas cores azuis, duas vermelhas e apenas uma verde e uma amarela?
- Qual tema de cor é bom para aplicações móveis de cores escuras ou cores claras?