Quantos anos os smartwatches costumam durar?
Na minha sincera opinião, Smartwatch só pode durar enquanto o interesse do usuário.
É óbvio para o usuário que qualquer inconveniente supera a utilidade do smartwatch em seu pulso, o usuário vai procurar por um smartwatch mais conveniente com um grupo de funções igual ou maior, melhor.
Na minha experiência eu comprei pela primeira vez um AS2 smartwatch barato, com uma pulseira branca de silicone para a experiência. Ele logo se revelou necessitando de recarga diária por causa da tela colorida, e a pulseira de silício branca, proprietária, descolorou e ficou amarela devido ao uso. O revestimento metálico dos dois botões soltou-se rapidamente. Este relógio inteligente durou menos de dois meses até encontrar outro.
O meu próximo relógio inteligente foi o HYBRID Titan Steel, usando duas baterias. Um relógio de quartzo autónomo e uma bateria recarregável para a placa de circuitos de porção Smart, que usava um ecrã LCD a preto e branco para visualização de texto. Porquê o mostrador analógico? Eu posso dizer o tempo em um segundo. A pulseira era de borracha preta, de longa duração e intercambiável. Uma boa função adicional era vibrar, e notificar o usuário se a separação ou reconexão BT ocorresse. Mas a carga era a cada quatro ou cinco dias. Este relógio durou seis meses, e foi satisfatório.
A minha próxima aquisição foi The Fossil HYBRID Grant Gen.2 Steel. Eu ainda estou usando este dois anos a partir da data da compra. A principal razão é que não é necessário CARREGAR, pois emprega uma bateria de íon de lítio CR2430 REPLACÁVEL ao usuário que dura mais de sete meses, e já substituí as baterias duas vezes, em alguns minutos, sem perder dados! Isto também certamente ajuda na análise do sono, pois posso usar o relógio 23 horas por dia. No entanto, como o mostrador é o de um relógio normal, e as notações são por apontamento dos ponteiros, não há exibição de texto em formato digital. A bracelete original era de couro castanho, e eu uso tiras laváveis da NATO no seu lugar.
É certamente uma pequena evolução saber usar um relógio inteligente. Apesar de ter estado dois anos no meu pulso, (o Fossil foi desde então para o Gen.5) não encontrei nenhum melhor. No entanto ainda procuro funções mais novas e melhores, como o ECG Withings Move, que NÃO tem notificações, sendo apenas uma actividade ou desporto e saúde
monitorizar o relógio inteligente. Terei que usar o Withings no pulso direito, enquanto o meu Fóssil fica no pulso esquerdo!
Por isso, a minha primeira afirmação mantém-se. Os Smartwatches duram tanto quanto o usuário achar conveniente's ainda é conveniente de usar! Concorda?