Os smartphones Xiaomi são confiáveis?
Bem, eu vou quebrá-lo para você quanto à confiabilidade dos telefones Xiaomi. Eu só usei as variantes do orçamento do Xiaomi, então eu vou me ater apenas a esse segmento -
- Build wise - os telefones Xiaomi têm uma construção incrível. Eles podem não ter os designs mais chamativos, mas têm uma construção realmente sólida. Onde empresas como a Motorola cobram 17000 e nem sequer fornecem todos os designs de metal, as variantes do orçamento da Xiaomi custam 40-50 % menos, mas eles têm um design todo de metal.
- Software - A interface personalizada não é tão boa assim, embora seja menos bug. Mas direto para cima você vai ver que é um rip-off do iOS que é decepcionante. Mas de qualquer forma, quase todas as empresas chinesas de smartphones sejam elas Lenovo, Oppo, Vivo têm péssimas interfaces personalizadas. Outro ponto positivo é que o MIUI tem toneladas de temas e opções de personalização que você nunca vai se aborrecer. Também alguns recursos úteis como Dual Apps, Second space etc. são bem incríveis.li>Updates - Xiaomi é um atrasado quando se trata de atualizações de software, nenhuma das suas variantes de orçamento eu acho que alguma vez terá o Android O oficial. Alguns deles foram atualizados para o Android Nougat, o que é bom para mim, porque Xiaomi pelo menos fornece atualizações regulares de patch de segurança. Mesmo o Mi 3 lançado na Índia em 2014, recebe atualizações oficiais da ROM até a data.>li>Performance - O desempenho raramente depende da empresa, mais importante ainda no caso de dispositivos de orçamento, pois a P&D envolvida para dispositivos de orçamento é geralmente mínima, ao contrário dos dispositivos da Apple e Samsung. Gostaria, no entanto, de salientar que quase todas as ofertas de orçamento da Xiaomi são telefones incríveis. O que é incrível é que a Xiaomi oferece processadores Snapdragon mesmo nos seus telefones com preços mais baixos (Redmi 4A). Se você voltar para três ou quatro anos antes, quando a Micromax dominava o mercado, até mesmo 10000 telefones rupees vinham com processadores Mediatek. Eu usei o Redmi 1S da Xiaomi (sua primeira oferta orçamentária na Índia), o Redmi Note 3 (sua besta de médio alcance) e o Mi Pad (que foi uma decepção). Ambos os antigos dois telefones tiveram um desempenho brilhante. Estou usando meu Redmi Note 3 mesmo agora.>li>Battery - A melhor coisa sobre os telefones Xiaomi. Ponto final. A única coisa garantida sobre seus telefones é a incrível duração da bateria. Você terá facilmente 8-9 horas de SOT (depende do uso) e 1-2 dias de backup em quase todos os seus telefones.
- ROMs Personalizadas - se você gosta de enraizar, personalizar e mexer no seu telefone, então o Xiaomi é o produto a ser utilizado. A comunidade de desenvolvedores dos telefones Xiaomi é enorme. Algumas ROMs customizadas mesmo antes de serem lançadas para flagships (ex AOSP Oreo ROM lançada para Xiaomi Redmi Nota 3 alguns dias atrás. Mesmo os telefones One Plus e Samsung não receberam a primeira ROM Oreo Customizada)>li>Service - Finalmente, o serviço pós-venda do Xiaomi tem sido um saco misto. Em alguns casos, os problemas são resolvidos muito rapidamente e o custo envolvido também não é muito alto. Mas em alguns outros casos o custo das peças cotadas é insano ( ex. Quando o display do meu Mi Pad foi danificado, e infelizmente estava fora da garantia, eles me cotaram um preço de 8000 dólares para o display. Fato engraçado! Eu comprei o aparelho por 10000 :P). Mais uma vez isto varia entre localizações.