Qual é a diferença entre uma impressora a jacto de tinta e uma impressora de sublimação?
A diferença entre a impressora a jacto de tinta e a sublimação de tinta não é apenas a qualidade das impressões fotográficas mas também o processo utilizado para criar a foto. Uma impressora de jacto de tinta utiliza um cartucho que cria uma imagem de 300 x 300 dpi (pontos por polegada). A maioria das marcas de cartuchos de impressão não cria uma resolução que seja a verdadeira qualidade fotográfica. A maioria dos clientes também reclama que o cartucho de impressora não contém tinta suficiente para imprimir mais de 20 ou 25 fotos antes de precisar de substituição.
As impressoras de sublimação de tinta utilizam uma fita que pode imprimir a 5760 x 1440 dpi, e pode imprimir 16,77 milhões de cores diferentes. Também pode imprimir 256 cores em um ponto com uma resolução quadrada. Isso significa que a cor é a mesma em ambos os lados. O jacto de tinta não tem esta capacidade.
Alguns fabricantes de jacto de tinta afirmam que os seus cartuchos de impressão imprimem fotos que durarão séculos. No entanto, os clientes têm reclamado que as fotos desaparecem após apenas alguns anos, e se a foto ficar molhada, as cores correm. Parece que quase todas as marcas de cartuchos de impressão têm este problema. Nos testes de fábrica, as impressoras de sublimação de tinta criam uma imagem que não desbota, e as cores não correm quando molhadas. Se uma xícara de café molhada for colocada nas fotos, ela não deixará um anel.
A sublimação de tinta é um processo que desarma a tinta, não a tinta, no papel. O corante tem a forma de uma fita que cria um gás despoeirado quando o calor é aplicado. A camada receptora especial sobre o papel absorve o corante. A utilização de diferentes configurações de calor para criar as cores necessárias cria as diferentes tonalidades. A cabeça de impressão é capaz de imprimir 256 tonalidades diferentes de cada cor. O corante é selado sobre o papel usando uma camada especial de revestimento. Isto protege a imagem de impressões digitais, danos causados pela água e luz UV. Assim que as impressões saem da impressora, elas estão secas e prontas para tocar. Isto elimina o funcionamento, manchas e manchas das cores.
Desde que as impressoras de sublimação de tinta podem produzir um tom contínuo, a necessidade de uma maior resolução não é necessária. A sublimação de tinta pode enganar o olho humano para que uma resolução de 300 dpi seja igual a uma impressão a jacto de tinta a 4800 dpi.
A sublimação de tinta, que é muitas vezes abreviada para dye sub, é conhecida pela alta qualidade e pela saída contínua do tom. Todas as graduações de cor são usadas para criar o processo de tonalidade contínua. Por exemplo, ao mostrar a escala de branco para preto, uma impressora de tom contínuo irá imprimir todas as tonalidades de cinza que ocorrem entre o branco verdadeiro e o preto verdadeiro. As impressoras de jacto de tinta usam cores de meio tom.
Artigos semelhantes
- Quais são as desvantagens da impressora do tanque de tinta?
- Por que minha impressora HP não está imprimindo ciano se eu acabei de colocar um novo cartucho de tinta?
- Quais são as melhores configurações do Photoshop para impressão de sublimação em 100% poliéster?
- Qual é o melhor caso claro para o iPhone 7 que é preto de jacto?