Como empresas como a Amazon e a Netflix ganham dinheiro com suas séries originais?
Embora nenhuma das empresas divulgue números exatos ao público, e nós não podemos saber quanto elas ganham, e quanto está diretamente ligado ao conteúdo original versus conteúdo licenciado, o modelo de receita é muito simples em comparação com plataformas "livres" como o YouTube (que dependem da publicidade para ganhar dinheiro). A Netflix e a Amazon Prime cobram taxas de assinatura para o acesso ao seu conteúdo. O consumidor paga diretamente pelo acesso ao conteúdo, que é muito semelhante ao modelo empregado pelos canais a cabo premium como HBO e Showtime durante décadas.
O motivo pelo qual a HBO nunca interrompeu a programação dos comerciais é o mesmo motivo pelo qual a Netflix não inclui os comerciais. Os consumidores pagaram adiantado, por isso não têm de pagar sentados através de um anúncio. Note que isto exclui vídeos promocionais que anunciam o seu próprio conteúdo quando a programação regular não é mostrada; isto é algo que a Netflix, e a HBO antes deles, faz para que os subscritores conheçam melhor as suas ofertas e assim reforçar a percepção do valor dos seus serviços. Eles não geram diretamente receita publicitária, portanto não são considerados comerciais no sentido tradicional.
Para o restante desta resposta eu me referirei à Netflix especificamente, mas os princípios discutidos se aplicarão geralmente ao Amazon Prime, Hulu, HBO, e qualquer outra empresa ocupando o mesmo espaço no setor.
Sem números oficiais é difícil quantificar, mas geralmente acredita-se que o conteúdo original é mais lucrativo para serviços de streaming online do que o conteúdo licenciado. A razão para isto também é bastante directa. Se a Netflix produz um filme ou programa, eles enfrentam um custo inicial maior, muitas vezes de centenas de milhares a milhões de dólares, antes que o produto esteja pronto para ser lançado. Mas depois desse investimento inicial, eles possuem o conteúdo e podem oferecê-lo aos seus assinantes indefinidamente sem custos adicionais (desconsiderando os custos operacionais associados à manutenção de servidores rápidos em todo o mundo para esta discussão). Isto pressupõe que nenhum dos talentos recebe um contrato de royalties sobre o conteúdo original produzido para o serviço, mas vários artistas que trabalharam para a Netflix relataram ter pago uma única taxa fixa pelo seu trabalho, e esta é provavelmente a forma como a Netflix reembolsa qualquer pessoa que contribua para o seu conteúdo original.
Isto também dá à Netflix uma maior alavancagem na negociação das taxas que eles pagam pelo conteúdo licenciado. Quanto mais bem recebido for o conteúdo original que a Netflix tem no seu estábulo, menos eles precisam de produtores externos para fornecer conteúdo licenciado, e isto coloca-os numa posição mais forte durante as negociações. Deve-se entender que a Netflix tem que pagar alguma quantia de dinheiro ao detentor dos direitos cada vez que um usuário joga uma única peça de conteúdo licenciado. Dados abrangentes sobre essas taxas também não estão disponíveis, mas como duas partes estão envolvidas nesses acordos, alguns dados foram tornados públicos, e essa informação suporta a teoria de que a Netflix agora paga muito menos pelo licenciamento do que pagava antes de começar a produzir seus próprios programas.
Adicionalmente, quanto mais conteúdo original a Netflix produz, mais opacos eles podem ser com relação a dados estatísticos. Com o conteúdo licenciado, a Netflix deve, no mínimo, fornecer dados sobre o número de fluxos iniciados pelos usuários para esse conteúdo. Este é o número, multiplicado pela taxa de royalties acordada, que determina quanto a Netflix paga ao proprietário do conteúdo. E eles devem fornecer esses dados com precisão, ou arriscar uma ação legal do proprietário por royalties não pagos. Com o seu conteúdo original, não têm qualquer obrigação de fornecer quaisquer estatísticas de streaming, e até à data têm observado o direito de reter tais dados do público e dos seus investidores.
Quando a Netflix está em condições de manter a maioria ou todos os seus dados de streaming privados, podem evitar mostrar a sua mão tanto à concorrência como aos investidores. Se a Netflix investe 20 milhões de dólares numa série limitada que é vista por apenas 5% dos seus subscritores, esse fracasso pode ser ofuscado inteiramente dentro do sucesso mais amplo da empresa, o que evita que os investidores percam a confiança na marca com base num único erro de cálculo e impede que os concorrentes aprendam que um género ou categoria específica de programação foi mal recebida e não deve ser imitada. Da mesma forma, os concorrentes só podem assumir que um programa como Orange é o New Black tem sido um investimento bem sucedido baseado na recepção crítica e de audiência no espaço público (i.e. Rotten Tomatoes e outros sites de revisão de entretenimento).
Finalmente, ter um conteúdo original mais popular reduz de facto a quantidade de royalties que a Netflix paga pelo conteúdo licenciado de uma forma directa. Considere que, como um usuário Netflix pagando uma única taxa fixa por mês, você só pode consumir uma quantidade limitada de conteúdo durante um determinado mês. Digamos que você transmite, em média, 20 horas de vídeo via Netflix a cada mês. Em 2010, essas 20 horas inteiras de conteúdo podem ter sido uma combinação de Breaking Bad, The Office, Prested Development, Supernatural e Luther. A Netflix teria que pagar royalties por tudo isso. Em 2019, você poderia passar suas mesmas 20 horas em um mês assistindo Black Mirror, Stranger Things, Bojack Horseman, Prested Development (agora um Netflix Original!), e The Chilling Adventures of Sabrina. Netflix vai pagar $0.00 em royalties no mesmo mês de transmissão. Além disso, agora você está pagando cerca de $5 a mais por mês pelo serviço, e é mais fácil de justificar porque você não pode ver esses programas em nenhum outro lugar.
Artigos semelhantes
- Qual é o orçamento de produção das séries originais da web em sites como Hulu, Yahoo! e Netflix?
- Quais são as séries originais Netflix que alguns devem ver?
- Porque é que a Netflix escolhe lançar as suas novas temporadas de espectáculos originais no 3AM ET/12AM PT?
- Como os desenvolvedores ganham ou ganham dinheiro depois de fazer aplicativos para as plataformas iOS, Android e Windows Phone?