Quem foi o melhor arqueiro em Mahabharata? Arjuna, Karna, Bhishma, Dronacharya ou Eklavya?
Desde que a pergunta é: "Quem foi o melhor arqueiro em Mahabharata?" Eu responderia quem era o melhor arqueiro e não o guerreiro e a minha escolha é Eklavya; ele tinha proezas fenomenais com o arco. Ele era um excepcional cartunista e era primo do Senhor Krishna, o seu pai era irmão de Vasudeva (Pai do Senhor Krishna). Dizem que ele se perdeu na floresta e de lá o rei de Nishads Hiranayadhanu cuidou dele.Ele aprendeu tiro com arco e flecha ficando no Ashram de Drona como ajuda e vendo outro príncipe tomando as lições, mais tarde ele fez uma estátua de Drona e praticou tiro com arco e flecha em frente a ela. Ele deu o seu polegar como honorários ao seu professor Drona, o que o enfraqueceu completamente. Ele nunca desistiu e continuou a praticar com a mão esquerda e tornou-se o melhor arqueiro. Ele nunca teve um mentor ou professor que lhe pudesse ter providenciado armas divinas e arcos poderosos como de fileiras de Gandeeva ou Vijaya ainda assim ele conseguiu ser um guerreiro como seu pai Hiranyadhanu era um comandante no exército de Jarasandha então ele também se alistou no exército de Jarasandha. Ele se tornou poderoso e também desenvolveu orgulho em suas realizações como um estimado arqueiro.
Durante várias conquistas de Magadha sobre Mathura ele acompanhou o exército e fez uma enorme devastação, em uma batalha em particular ele sozinho eliminou quase completo exército Yadava, é altamente notável que o exército Yadava era extremamente poderoso e composto de guerreiros Vrishni sobre os quais Lord Krishna disse que ninguém no mundo pode aniquilá-los, Eklavya exército mutilado. Ele até desafiou o Lorde Krishna diretamente durante o episódio de seqüestro de Rukmini. Algumas fontes dizem que ele foi morto pelo Lorde Krishna durante as conquistas de Mathura acima mencionadas, onde ele devastou as forças de Mathura ou de acordo com algumas fontes durante o rapto de Rukmini ele foi morto pelo Lorde Krishna.
A sua proeza com o arco é estabelecida após a guerra Mahabharata quando o Senhor Krishna confessa a Arjuna que para estabelecer e manter Arjuna como o melhor arqueiro do mundo ele foi morto todos os guerreiros do mundo incluindo o grande Bhishma, Drona, Karna e mais tarde revela matar o seu próprio primo Eklavya para que a posição de Arjuna seja intocada. Apesar de Krishna ter feito com que Eklavya fosse morto como sua associação com aqueles que eram contra o lado dos princípios espirituais e morais vinculados e ele poderia ter sido uma grande ameaça para todos os Pandavas e forças aliadas mais tarde.
A descrição do Senhor sobre a capacidade de Eklavya como uma ameaça potencial para todos, que quando ele sem o seu polegar direito, sem qualquer mentor, sem qualquer ensinamento apropriado, sem qualquer grande arco e sem qualquer arma de destruição em massa ou arma divina foi responsável pela eliminação da maior parte do exército de guerreiros ferozes daquela época e foi inconquistável, a sua capacidade foi tanta que o Senhor teve que matá-lo por suas próprias mãos, embora seja evidente que todos aqueles que são contra o princípio guia da vida humana ninguém pode salvá-los, eles irão perecer. Ainda assim podemos certamente assumir que curso a história teria tomado se ele tivesse tudo certo em sua vida do que certamente todos os Bhishmas, Dronas, Karnas, Bheemas e Arjunas teriam buscado a aposentadoria ou teriam sido mortos e vendo este Ashwatthama teria ele mesmo dado sua jóia de testa a Eklavya para que ele possa encontrar paz após a vida. Até hoje Eklavya é nome sinônimo de excelência na Índia.
Eu já escrevi esta resposta aqui: Quem é o maior entre Karna, Arjuna, Ekalavya?