Quão espertos são os veados?
Na minha opinião, os veados de cauda branca são o animal de caça mais esperto da América do Norte, com a possível excepção do coiote. Isto é dizer muito, porque a América do Norte é o lar de algum jogo muito inteligente.Sure, muitas vezes você verá whitetail no meio de pastagens e ao lado de rodovias, aparentemente alheios à presença humana. Como caçador de veados, fui acusado de perseguir animais que são tão esportivos para atirar como ornamentos de quintal ou gado leiteiro - e às vezes eles podem ser. Às vezes. Mas esses mesmos veados muitas vezes possuem um jeito estranho de saber quando a temporada de caçadas abre e desaparecem como fantasmas, mesmo em áreas onde eles existem em abundância. Os rabos brancos são extremamente adaptados para tirar partido do mais pequeno pedaço de cobertura e para se esgueirarem sem serem vistos numa agachada com caçadores praticamente em cima deles. Também são excelentes para evitar a detecção, permanecendo completamente imóveis. Eu já vi algumas caudas brancas que tentaram me dar o deslize desta maneira, mas tenho certeza que muitos mais me penduraram o chapéu de burro.
Sobre o único momento em que os brancos de cauda branca sendo caçados lançam cautela ao vento é durante o cio. O sulco só dura uma ou duas semanas na maioria das áreas, mas enquanto isso acontece eu já dancei em cima de vários dólares grandes tão perto quanto 15 jardas enquanto minhas botas estavam crocando alto através de folhas secas. O outro lado da moeda é que depois do fim do cio, conseguir um tiro (ou mesmo um vislumbre) num veado se torna quase impossível.
A poucos anos atrás eu estava caçando um grande pasto. Eram cerca das 10:00 da manhã, bem depois do horário nobre de caça. Eu tinha praticamente desistido por um dia quando me sentei para descansar no tronco de uma única árvore caída sem outra cobertura por 500 jardas. Vendo pouco sentido em manter meu rifle carregado, abri o parafuso e comecei a remover os cartuchos. Ao ouvir o estalido metálico, um enorme corço que estava agachado do outro lado da árvore entre alguns galhos saltou e fugiu como um morcego do inferno. Ele provavelmente tinha me ouvido quando cheguei na minha bancada antes do amanhecer e decidiu que era melhor ele não se mostrar enquanto eu estava lá. Sim, os rabos brancos são muito espertos!