Quão espertos são os cavalos?
Existem vários tipos de inteligência, e cada espécie deve, naturalmente, ser inteligente à sua maneira para sobreviver. Nós, humanos, podemos apreciar as capacidades intelectuais que espelham as nossas, ou que nos parecem que o fazem. Os cavalos têm a capacidade de aprender respostas às pistas e de explorar oportunidades. Eles também podem ser criativos na aplicação de experiências passadas a novas situações. Os cavalos gostam de brincar, e são socialmente competitivos. Eles também podem ser cooperativos, protectores e nutritivos.Um pónei que eu tinha era capaz de escapar de praticamente todos os cercados em que o colocava, se isso lhe fosse benéfico. Ele escapou do seu pasto, entrou na nossa garagem aberta, conseguiu subir os degraus e desbloquear e passar pela porta da tela (que se abriu na sua direção e teve uma mola de retorno). Encontrei-o a brincar com a água na casa de banho - ligando e fechando a torneira com os lábios e dentes na maçaneta e salpicando a corrente de água por todo o balcão com o nariz.
Noutra ocasião ele queria ser incluído numa viagem de carro. Ele tinha amigos para ficar em casa, mas ele queria estar no trailer. Nós fomos embora, pensando que ele estava bem contido naquele pasto, pois ele nunca tinha desafiado aquela cerca. Mas ao nos aproximarmos da rodovia o vimos no espelho retrovisor, destruindo a estrada atrás de nós! Ele tinha saltado duas cercas de 5 pés de altura e correu um pouco mais de uma milha para nos apanhar. Ele era um pónei de 3 pés de altura.
Ele costumava brincar de esconde-esconde com o meu filho. Um deles patava atrás de uma árvore ou arbusto no pasto enquanto o outro andava à procura e chamava por aquele que se escondia. Uma vez encontrados, os dois saltavam e corriam em círculos alegres, e depois recomeçavam. Era hilariante ver aquele pónei a andar cuidadosamente de lado - a andar à volta do tronco de uma árvore tentando ficar escondido atrás dele!
Ele odiava estábulos e era infame por ter escapado deles e depois ter deixado sair todos os outros cavalos.
Numa ocasião aquele pónei e um cavalo appaloosa tiveram de ser empatados durante a noite durante uma viagem de estrada. Eles foram colocados em baias adjacentes onde se podiam ver e a porta superior da baia do pónei também estava fechada e trancada. Por uma vez, eles ainda estavam em seus estábulos quando chegamos na manhã seguinte. No entanto, tinham tido uma noite miserável porque o telhado de lata do estábulo se tinha soltado, e batiam ao vento a noite toda. O pónei claramente queria voltar para a caravana, mas o cavalo estava um naufrágio nervoso. Meu marido parou o pônei enquanto eu me aproximava do cavalo; mas para meu espanto, o cavalo passou por cima de mim enquanto eu abria o portão. Ele estava solto! Enquanto me levantava, fiquei igualmente consternada ao ver o pônei violentamente livre da garra do meu marido - uma realização não pequena, pois meu marido era um homem grande e forte! Nenhum de nós tinha como salvar os cavalos - eles estavam indo diretamente para a interestadual, sem nenhuma cerca para detê-los. O pónei alcançou o cavalo a meio caminho da auto-estrada e começou a mordê-lo assertivamente no ombro e na perna até o cavalo mudar de direcção - de volta para o estábulo! Com pressa de cooperar, eu e o meu marido abrimos as portas do trailer e nos afastamos, com os dedos cruzados. Com certeza, o pônei forçou a appaloosa a entrar na caravana - como um cavalo de vaca trabalharia um bezerro - e depois calmamente carregado ao seu lado. Tudo o que tínhamos que fazer era fechar as portas e, claro, atirávamos um pouco de maçã para cada um deles com seu café da manhã.